Primeiro festival da tilápia atrai milhares de pessoas no posto administrativo de chilembene em chókwè

 





A histórica sede do Posto Administrativo de Chilembene acolheu no último sábado, 28 de Outubro, o primeiro festival de tilápia do distrito de Chókwè, evento bastante concorrido não só por locais mas também por várias pessoas provenientes de outros pontos da província e do país, com maior destaque para Maputo e Inhambane.


Estima-se que tenham passado por Chilembene mais de 20 mil pessoas, dentre investidores, turistas, expositores e população em geral, num festival que terminou com espetáculo musical e show de luzes noite adentro.


Foram no total comercializadas cerca de 30 toneladas de peixe de cativeiro oriundos de diversos tanques piscícolas do distrito de Chókwè, numa feira que contou igualmente com a tilápia do vizinho Massingir e de uma variedade de mariscos saídos de Bilene, importante ainda realçar a participação de Chibuto, Mandlakazi e de Chongoene através da exposição de produtos de bandeira das respectivas regiões.


O evento foi inaugurado através de um simbólico corte de fita orientado pela Governadora da Província de Gaza, que após uma visita guiada pelos mais de 50 estandes concedeu uma conferência de imprensa onde destacou a ousadia do governo do distrito em organizar um festival cujo produto de cartaz é a tilápia, diferentemente do arroz que é actualmente a mais reconhecida bandeira na região.


"Queremos encorajar o governo do distrito de Chókwè e a população em geral, a capitalizar ao máximo a produção local, pois o desenvolvimento sustentável está nas nossas mãos e só acreditando é que podemos vencer. Chókwè acreditou e mostrou que é possível tirar proveito dos recursos existentes e acelerar o crescimento, que seja um exemplo para todos", disse Margarida Chongo.


Refira-se que o distrito de Chókwè alberga um dos maiores centros de pesquisa em aquicultura da região, responsável por desenvolver espécies piscícolas e fornecer alevinos de alta qualidade à diversos produtores, uma vantagem reconhecida pela chefe do executivo provincial que não deixou de apelar para que mais pessoas explorassem as inúmeras oportunidades oferecidas pelo sector.


Já na segunda parte do festival, a dirigente participou de um espetáculo musical, momento em que desfilaram vários artistas locais e internacionais reconhecidos, uma festa estendida até às primeiras horas deste domingo.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé