115 professores graduados no Distrito de Xai-Xai



Decorreu na manhã da última segunda-feira, 13 de Dezembro, no  Instituto de Formação de Professores Eduardo Chivambo Mondlane, a quadragésima quarta graduação, na qual foram graduados 115 Professores do Ensino Primário,  curso Décima Classe mais um ano.

A cerimónia foi presidida por Paulo Beirão, Director dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais (SPAS) em representação  de  Amose Júlio Macamo, Secretário de Estado na Província de Gaza de Gaza e com a presença de várias individualidades e Gestores Públicos.

O Director do SPAS, durante  a apresentação  do discurso de Amosse Macamo, Secretário de Estado na Província de Gaza, saudou aos graduados, os quais representavam o culminar de um processo académico  e a concretização do objectivo pragmático por tornar a ciência  o centro de desenvolvimento. 

Disse ainda que a cerimónia  decorre num contexto sócio económico, político  e cultural, marcado por desafios, os quais requerem a todos  Moçambicanos patriotas, sacrifícios  e confiança na superação de diversas adversidade, tendo apelado  aos graduados  para que tenham paixão à profissão de educador, pois o professor constitui a base para o desenvolvimento de qualquer sociedade, por isso devem  manter-se firmes aos desafios futuros,  em benefício  das crianças que vão  ensinar. 

Por outro lado,  exortou-os  para que se torne um bom professor, aquele que estima e valoriza a  sua profissão,  planifica as suas aulas e ensina as crianças a ler e escrever  sem olhar para benefícios individuais. Também, reiterou a necessidade de todos, o reforço  no cumprimento do protocolo  sanitário  face à pandemia planetária.

Por sua vez, Carlos Buchili, Administrador do Distrito de Xai-Xai,  na sua intervenção  por ocasião, congratulou-se com os graduados pela coragem de terem abraçado a importante missão de ser professor, tendo os apelado para  que capitalizam o estudo e a investigação,  bem como para serem resilientes  aos desafios  que lhes esperam, sem desanimar, pois estão  num caminho certo. Ainda, o Governante  chamou atenção  aos graduados para dissociar-se de práticas  corruptas para não pôr  abaixo todo o esforço empreendido durante a formação e que exerçam  a nobre missão  com honestidade, confiantes de que um dia o Deus todo poderoso vai agradecer o esforço.

Este Governante apelou ainda aos presentes para contribuírem  na prevenção da sinistralidade rodoviária,  sobretudo nesta quadra festiva, e sejam educadores em casa, na escola e na comunidade aos condutores que se fazem ao volante sobre efeitos de álcool com vista à preservação da sua vida e  a dos outros.

Noutro desenvolvimento,  Zacarias Júnior  Maoze, Director do IFP, durante a sua intervenção assegurou  que os 115 graduados  que esta  instituição de Formação de Professores  coloca ao mercado de emprego  estão  preparados  para garantir qualidade de ensino, investindo na leitura e escrita, nas operações aritméticas,  na criação de boas práticas de higiene individual  e colectiva, na observância  estrita e escrupulosa do protocolo sanitário para a prevenção da COVID-19,  na construção da personalidade  e defesa permanente da integridade física e moral da criança  e na promoção de valores sócio culturais que caracteriza os moçambicanos.

Por sua vez, os graduados  na sua mensagem de ocasião  mostraram disponibilidade de  trabalhar em qualquer ponto do país, fazendo valer o aprendizado adquirido, tratando a todos  por igual, ajudá-los  a alcançar os seus sonhos, educando-as para que não sejam vulneráveis  e que usem a ciência para o alcance da riqueza.

A Província no presente ano 2021, espera graduar no modelo Décima mais um ano,   293 novos professores do ensino Primário, sendo 115 nesta cerimónia  e os restantes  a que terá  lugar no Distrito de Chókwe.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene