Desenvolvimento das cadeias de valor de hortícolas no topo da agenda em Chókwè

 


As condições climáticas do distrito de Chókwè, aliadas ao favorável ambiente de negócios, constituem panorama ideal para o desenvolvimento de actividades agrícolas.

Tais pressupostos, foram testemunhados pela Governadora da Província de Gaza, no âmbito da visita efectuada àquele distrito servido pelo maior regadio do país.

Margarida Chongo, escalou campos de produção agrícola nos postos administrativos de Macarretane e Chilembene, onde manteve contacto com agricultores e tomou conhecimento em relação à toda cadeia.

Em Macarretane, a Governadora da Província de Gaza visitou na localidade sede cerca de 70 hectares de área de produção, onde culturas como tomate, repolho, pepino e feijão, decorrente do forte impacto no mercado regional, ocupam maior extensão.

Ainda em Macarretane, a Chefe do Conselho Executivo Provincial de Gaza interagiu com representantes da empresa de produção de banana "Matuba E'vest", que emprega mais de 60 pessoas.

Passando para outro posto administrativo, caso concreto de Chilembene, Margarida Chongo visualizou os campos de tomate, do produtor Manuel José, que emprega mais de 50 trabalhadores, cujo rendimento está estimado em cerca de 35 toneladas por hectare, num total de 24 hectares de área explorada.

Assim, dadas as condições, revestidas de grande valor agrícola, designadamente as terras húmidas e a elevada aptidão para irrigação, o Distrito de Chókwè estabelece o desenvolvimento das cadeias de valor de hortícolas como sendo indispensáveis para manutenção da hegemonia no mercado regional, contribuindo grandemente para o crescimento económico da província de Gaza.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé