Escola Secundária de Mangunze acolhe a cerimónia Distrital de Abertura do Ano Lectivo Escolar 2021

 

Decorreu ontem 19 de Março de 2021, na Escola Secundária de Mangunze , Localidade de mesmo nome, Posto Administrativo de Mazucane, a cerimónia Distrital de Abertura do Ano Lectivo Escolar, referente ao ano 2021.

O acto foi orientado pelo Administrador do Distrito de Chongoene Carlos Estenile Mateus Buchili, acompanhado pelos membros do Governo Distrital e pelo representante da Direcção Provincial da Educação de Gaza.

Depois do plantio de árvores, o Administrador do Distrito, visitou as obras de construção de um sanitário, obra construída no âmbito da implementação de medidas de higinização nas Escolas, face ao combate a Covid-19.

No local, Carlos Buchili, manifestou sua insatisfação pelo atraso registado na execução das obras, o que o levou a apelar ao Fiscal para junto ao empreiteiro encontrar formas de garantir a finalização das obras dentro do prazo estabelecido no contrato.

Terminada a visita o Administrador do Distrito orientou uma reunião com pais e encarregados de educação, estrutura local, alunos e professores, onde, antes do discurso de abertura, o Director da Escola apresentou o relatório de actividades desenvolvidas pela Escola durante o ano 2020 e o plano de actividades para 2021.

Igualmente, foram premiados os melhores professores e alunos que se destacaram durante o ano Lectivo 2020. Neste encontro foram observadas todas medidas de prevenção a Covid-19.

Dirigindo-se aos presentes, Carlos Buchili referiu que a educação do aluno começa em casa. Os pais e encarregados de educação tem um papel preponderante não só na educação, mas sim na sensibilização dos seus educandos sobre o uso correcto da máscara, higienização das mãos e o cumprimento de outras medidas de prevenção da doença.

Aos alunos Buchili apelou maior entrega, dedicação e zelo aos estudos, observando rigorosamente a pontualidade, assiduidade e participação em todas aulas previstas no horário escolar e nas demais actividades extra-curriculares, sem deixar de observar com rigor todas medidas de prevenção e combate a Covid-19, mormente nos transportes públicos e durante os intervalos.

Aos professores o governante exortou-os a dar o seu melhor de modo que os alunos se apropriem

cada vez melhor, doptados de conhecimentos, competências e habilidades plasmadas no

currículo escolar. Outro desafio e o plantio de árvores para o cambate a erosão e a criação de

pequenos campos (hortas), para melhorar as condições de alimentação dos alunos.

A terminar, pediu o envolvimento de toda estrutura e comunidade local no aproveitamento das instalações como a sala de informática e o sistema de abastecimento de água implantado no recinto da escola.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé