Escola Secundária de Mangunze acolhe a cerimónia Distrital de Abertura do Ano Lectivo Escolar 2021

 

Decorreu ontem 19 de Março de 2021, na Escola Secundária de Mangunze , Localidade de mesmo nome, Posto Administrativo de Mazucane, a cerimónia Distrital de Abertura do Ano Lectivo Escolar, referente ao ano 2021.

O acto foi orientado pelo Administrador do Distrito de Chongoene Carlos Estenile Mateus Buchili, acompanhado pelos membros do Governo Distrital e pelo representante da Direcção Provincial da Educação de Gaza.

Depois do plantio de árvores, o Administrador do Distrito, visitou as obras de construção de um sanitário, obra construída no âmbito da implementação de medidas de higinização nas Escolas, face ao combate a Covid-19.

No local, Carlos Buchili, manifestou sua insatisfação pelo atraso registado na execução das obras, o que o levou a apelar ao Fiscal para junto ao empreiteiro encontrar formas de garantir a finalização das obras dentro do prazo estabelecido no contrato.

Terminada a visita o Administrador do Distrito orientou uma reunião com pais e encarregados de educação, estrutura local, alunos e professores, onde, antes do discurso de abertura, o Director da Escola apresentou o relatório de actividades desenvolvidas pela Escola durante o ano 2020 e o plano de actividades para 2021.

Igualmente, foram premiados os melhores professores e alunos que se destacaram durante o ano Lectivo 2020. Neste encontro foram observadas todas medidas de prevenção a Covid-19.

Dirigindo-se aos presentes, Carlos Buchili referiu que a educação do aluno começa em casa. Os pais e encarregados de educação tem um papel preponderante não só na educação, mas sim na sensibilização dos seus educandos sobre o uso correcto da máscara, higienização das mãos e o cumprimento de outras medidas de prevenção da doença.

Aos alunos Buchili apelou maior entrega, dedicação e zelo aos estudos, observando rigorosamente a pontualidade, assiduidade e participação em todas aulas previstas no horário escolar e nas demais actividades extra-curriculares, sem deixar de observar com rigor todas medidas de prevenção e combate a Covid-19, mormente nos transportes públicos e durante os intervalos.

Aos professores o governante exortou-os a dar o seu melhor de modo que os alunos se apropriem

cada vez melhor, doptados de conhecimentos, competências e habilidades plasmadas no

currículo escolar. Outro desafio e o plantio de árvores para o cambate a erosão e a criação de

pequenos campos (hortas), para melhorar as condições de alimentação dos alunos.

A terminar, pediu o envolvimento de toda estrutura e comunidade local no aproveitamento das instalações como a sala de informática e o sistema de abastecimento de água implantado no recinto da escola.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza