EXECUTIVO DE GAZA PRESTA CONTAS NA DÉCIMA TERCEIRA SESSÃO DA ASSEMBLEIA PROVINCIAL

 


A província de Gaza registou no último exercício económico grandes avanços no que diz respeito a aproximação de serviços públicos para mais próximo do cidadão, facto defendido na manhã desta quarta-feira por ocasião da realização da décima terceira sessão da Assembleia Provincial com lugar na sala de reuniões de uma estância hoteleira na cidade de Xai-Xai.

O desempenho do executivo provincial esteve mais uma vez sob avaliação do órgão fiscalizador e um total de 146 acções suportadas por 248 indicadores passaram pelo filtro dos membros da assembleia, onde o ambiente social surge mais destacado em virtude das grandes intervenções ocorridas em conformidade com as metas anual e do quinquênio, cuja essência é proporcionar condições de vida cada vez melhores para a população desta divisão administrativa.
Só para citar alguns exemplos, foram abertas só em 2023 um total de 12 novas escolas primárias e 3 elevadas ao ensino secundário, esforço que beneficiou de forma directa cerca de 6 mil alunos não só na componente de redução de distâncias percorridas mas também na disponibilização de um ambiente lectivo mais agradável, tal como defendeu Margarida Sebastião Mapandzene Chongo, Governadora da Província de Gaza, durante a apresentação do Balanço do Plano e Orçamento 2023.
No âmbito do emprego, vale destacar que mais de 31 mil postos foram explorados no período em alusão, dados responsáveis pela redução da taxa de desemprego que passou dos anteriores 24.4% para os actuais 16.4%, fruto do forte investimento na alocação de kits e dos diversos programas desenvolvidos por parceiros e pelo governo central no âmbito da promoção de iniciativas empreendedoras.
Na saúde, mais de 108 mil mulheres foram rastreadas ao cancro do colo do útero, método de prevenção pela detecção e pelo tratamento de anomalias precoces que, se não forem tratadas, podem resultar em grandes complicações para o mesmo grupo.
Já no que diz respeito ao abastecimento de água, Margarida Chongo enfatizou durante sua explanação que a província segue em ritmo bastante satisfatório na medida em que a taxa está situada nos 66.8%, muito superior em relação às projecções feitas no início do mandato, apesar da dispersão populacional constituir ainda um desafio sobretudo na provisão de serviços sociais básicos.
Apesar dos contratempos de vária ordem, importa frisar que, sob ponto de vista de desempenho, 193 indicadores atingiram as respectivas metas, correspondendo a aproximadamente 78%, cujas realizações específicas em larga maioria estiveram acima dos 100%.
Para além do balanço 2023, o executivo apresentou a conta gerência referente ao mesmo período, documentos que irão a votação no dia de amanhã, por sinal derradeiro, da décima terceira sessão da Assembleia Provincial.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene