Líderes comunitários fortalecidos na luta contra violência em Gaza

 A Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social em Gaza (DPGCAS), Rosana Lídia Abel Muataco, em representação da Governadora Provincial, Margarida Sebastião Mapandzene Chongo, procedeu, nesta quarta-feira, 8 de Novembro, na cidade de Xai-Xai, ao lançamento do projecto denominado “Líderes Comunitários São Aliados em Movimento Solidário Pela Igualdade de Género e Direitos da Mulher para Acabar com Uniões Prematuras em Moçambique”.

O projecto destina-se a catalisar e fortalecer as intervenções a nível comunitário para pôr fim a uma das violações mais generalizadas dos direitos humanos no mundo.

Com efeito, espera-se que a iniciativa fortaleça e capacite os líderes comunitários para se envolverem eficazmente na prevenção e no combate à violência contra mulheres e raparigas, promoção de normas sociais, atitudes e comportamentos equitativos de género, garantindo que as vítimas sejam encaminhadas para os serviços essenciais e de qualidade existentes, bem como reforçar as ligações e a coordenação com organizações da sociedade civil que trabalham para a mudança.

“O projecto visa reforçar a importância do envolvimento dos líderes comunitários em acções de prevenção e combate à violência contra mulheres e raparigas, práticas nocivas e uniões prematuras, por isso apelamos maior responsabilidade e compromisso durante a implementação”, disse Rosana Muataco.

Partilhou com os presentes as acções realizadas no âmbito da erradicação das uniões prematuras. “Com o intuito de erradicar este mal, o Governo tem realizado várias acções de sensibilização e consciencialização das comunidades, e como resultado, temos reunificadas, até aos primeiros nove meses do presente ano, 61 raparigas que foram reintegradas nas famílias próprias”, sublinhou.

Refira-se que o projecto irá operar nos distritos de Xai-Xai, Chongoene, Limpopo, Mandlakazi e Chicualacuala, com enfoque no envolvimento dos comunitários, servindo-se da recente experiência passada no âmbito dos quatro anos da implementação da Iniciativa Spotlight, por um período de oito meses, com financiamento da ONU Mulheres através da Agência de Cooperação para o Desenvolvimento Catalã.

Participaram no evento os administradores dos distritos seleccionados, o Embaixador da Espanha, o Representante do Governo da Catalunha, Representante da ONU Mulheres, representantes de organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias dos distritos e parceiros de implementação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza