Filipe Nyusi inaugura uma monumental unidade hospitalar na província de Gaza




A província de Gaza já dispõe de mais uma unidade hospitalar projectada para oferecer serviços de ponta no âmbito da aproximação de serviços de qualidade ao cidadão.


Trata-se do Hospital Distrital de Bilene, um imponente e moderno empreendimento inaugurado na manhã de  segunda-feira, 02 de Outubro pelo Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, numa cerimônia assistida por milhares de pessoas não só de Macuane onde a infraestrutura está implantada, mas também de vários outros pontos da província. Evento que de resto há muito era esperado pela população.


A infraestrutura surge no quadro do programa "Um Distrito Um Hospital Distrital", iniciativa presidencial responsável por implantar e apetrechar unidades hospitalares de nível distrital, que chega a Bilene através de um investimento de cerca de 561 Milhões de Meticais provenientes dos cofres do estado.


Durante o discurso de ocasião, Filipe Nyusi fez saber que o esforço levado a cabo irá melhorar consideravelmente as condições de acesso aos serviços de saúde em toda a província, dada a localização estratégica do novo empreendimento, próximo a via que liga entre si as vilas da Macia e de Bilene.


Em termos de extensão, o chefe de estado referiu que o hospital ocupa uma área de 7.25 metros quadrados e o projecto contempla na sua estrutura um bloco operatório, uma casa de espera de mãe grávida com 12 camas, casa mortuária, aterro sanitário, enfermaria geral e de maternidade com capacidade cumulativa de 72 camas e 6 residências para funcionários, entre outros.

Com esta inauguração, tal como argumentou Filipe Nyusi, a província de Gaza reforça assim o seu lugar de líder nacional no que diz respeito ao rácio habitante/unidade sanitária, contribuindo de forma destacada para a aproximação do país ao preconizado pela Organização Mundial de Saúde que estabelece um número de 10 mil habitantes por unidade hospitalar. Neste contexto, o chefe de estado considerou que a população deve assumir o importante papel de vigilante, não só contra actos de vandalismo mas também no que diz respeito ao uso racional por forma a evitar degradação precoce do bem público.


Por sua vez falando em nome da população, a Governadora da Província de Gaza assumiu a responsabilidade de sensibilizar pelo uso sustentável das instalações, fazendo com que cada utente tenha a consciência de preservar cada recurso oferecido pelo estado, sendo que no caso concreto do hospital inaugurado, promete empenho tendo em vista a sua durabilidade.


Ainda no cumprimento do programa, o Presidente da República procedeu a entrega de uma nova ambulância para assegurar a mobilidade em casos de emergência, veículo devidamente equipado para o efeito.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza