Nova estrada permite maior aceleração no crescimento econômico da Província de Gaza





A província de Gaza recebeu das mãos do presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, recentemente, uma nova e estratégica via para a dinamização da economia não só a nível local mas de abrangência regional e, quiçá, nacional.


Trata-se da Estrada Nacional Número 101, rodovia que liga entre si os distritos de Chókwè e de Bilene, bastante usada para a movimentação de pessoas e cargas, sobretudo produtos de natureza agrária.


A estrada, que sofreu uma reabilitação de grande vulto, possui uma extensão de cerca de 62 quilómetros, que para além do asfalto melhorado passou a dispor de duas portagens no âmbito da observação do princípio "utilizador-pagador", que concederá maior capacidade financeira por forma a assegurar a respectiva manutenção após as correções de rotina previstas no acordo com o empreiteiro.


Satisfeita com a resolução de um dos grandes problemas que afligiam a província, por se tratar de um troço de relevância irrecusável não só no que diz respeito ao escoamento da produção mas também na vertente de galvanização do turismo, a Governadora de Gaza adverte que a conservação da estrada é responsabilidade de todos, onde fez questão de recordar os duros tempos vividos por consequência do elevado estado de degradação que a via apresentava antes desta intervenção.


“Graças à asfaltagem aqui operada podemos assegurar que a transitabilidade melhorou bastante e estamos orgulhosos por esta realização, assumimos desde já a missão de sensibilizar por uma maior longevidade desta via, pois, ainda temos na memória o cenário anterior e a durabilidade deve ser entendida como um imperativo de todos". defendeu a dirigente.


Devido aos casos de sinistralidade registados recentemente na mesma via, Margarida Chongo alertou que o novo asfalto não deve ser entendido como sinônimo de consentimento à desobediência das regras de trânsito, momento em que apelou não só aos automobilistas mas também aos passageiros e associações de transportadores, à observação dos princípios para a garantia da segurança rodoviária, reconhecendo que todos os intervenientes são válidos.


"Assistimos nos últimos meses casos graves de acidentes de viação neste troço, e problemas mecânicos, bem como desobediência às regras de trânsito, estiveram na origem dos sinistros. Queremos por isso apelar aos transportadores, aos passageiros e a todos os intervenientes possíveis, que cumpram com zelo o papel de fiscalizador para que não voltem a acontecer situações idênticas, nesta ou em qualquer outra estrada da nossa província, queremos zero acidentes". terminou Margarida Chongo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene