Gaza disponibiliza 53 novos observadores meteorológicos qualificados para actuação na província de sofala e em toda a região sul do país




A Governadora da Província de Gaza dirigiu na manhã da última terça-feira no distrito de Chongoene, uma cerimônia que simbolizava o encerramento do terceiro curso de observadores meteorológicos no quadro da mitigação dos efeitos dos eventos climáticos extremos.

No total, foram graduados 53 homens e mulheres que durante três meses participaram de um curso ministrado por docentes da Universidade Save encabeçado pela delegação provincial do Instituto Nacional de Meteorologia, com financiamento do Programa Mundial de Alimentação.

Segundo Margarida Chongo, a formação pretende dar vazão à iniciativa presidencial "Um Distrito uma Estação Meteorológica”, esta que visa fundamentalmente dotar os distritos de ferramentas suficientes para a monitoria permanente do estado do tempo e do clima, fortalecendo a capacidade das comunidades locais em acções de mitigação e adaptação à variabilidade e mudanças climáticas, conducentes à redução do risco de desastres naturais de origem hidrometeorológica.

Entende-se deste modo que o curso surge em resposta às calamidades naturais que, ciclicamente, afectam Moçambique, um dos países mais vulneráveis do mundo quanto às mudanças climáticas. Cujo reflexo é a ocorrência de cheias e ciclones tropicais que, nos últimos anos, tem sido com maior frequência e intensidade.

Dirigindo-se aos recém-graduados, a governadora da província de Gaza sublinhou que devem contribuir na materialização do projecto pelo qual foram formados, argumentando que estes devem fazer valer a visão da instituição que é de fornecer serviços de ponta sobre o clima e o tempo para o público e para os diferentes sectores económicos, permitindo assim a melhor tomada de decisão em prol da segurança e do bem-estar socioeconómico do país em geral.

Vale ainda destacar que os observadores possuem qualificações de dimensão internacional, e no caso concreto, estes recém formados irão actuar na província de Sofala e em todas da região sul do país.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene