Miss cadeirante elege a rainha da província de Gaza




Um total de 10 jovens mulheres participaram no final da tarde da última quarta-feira na Vila da Praia de Bilene, em Gaza, de um concurso de exaltação da beleza e promoção da autoestima de pessoas portadoras de deficiência, caso concreto de cadeirantes.


Organizado pelo Conselho Nacional da Juventude, o evento juntou diversas personalidades dentre líderes de agremiações juvenis e dirigentes que deram corpo à primeira cerimônia de natureza igual com espaço na província de Gaza.


Dirigido pelo Secretário de Estado da Juventude e Emprego Oswaldo Petersburgo, a gala contou com a notável presença de Margarida Sebastião Mapandzene Chongo, que visivelmente impressionada com a excelente performance das concorrentes e após ter felicitado a iniciativa juvenil, defendeu que a província de Gaza têm assegurado passos bastante firmes na melhoria da visão social e inclusão das pessoas portadoras de deficiência. 


A governante sustentou que o conselho executivo tem promovido iniciativas que visam conferir melhor qualidade de vida a pessoas com deficiência, onde sublinhou que o órgão procura de forma enérgica assegurar que sobretudo os jovens desta camada tenham visão para o futuro, alertando à sociedade em geral a uma maior atenção na medida em que este é o grupo mais vulnerável a várias formas de violência, sobretudo as baseadas no gênero.


Relativamente ao concurso, Margarida Chongo apelou que mais quadrantes da província seguissem fazendo réplica, destacando a contribuição deste tipo de iniciativa na elevação da autoestima dos participantes e na consolidação do processo de inclusão das pessoas portadoras de deficiência.


No que diz respeito à gala, vale referir que culminou com atribuição do título de rainha à jovem cadeirante Gerona Raimundo, do distrito de Bilene, seguida pelas concorrentes Zaida Macaringue e Salina Mugabe, que ocuparam o segundo e terceiro lugar, respectivamente.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene