"Facilitando o Impacto para Crianças Órfãs e Vulneráveis" (FILOVC)




Mais de 56 mil crianças e adolescentes vivendo em situação de vulnerabilidade em Gaza, passarão a beneficiar de serviços de acompanhamento no quadro da redução da taxa de infecção pelo vírus de imunodeficiência humana.


A boa nova surge no âmbito da assinatura de um acordo de cooperação efectuada na manhã do dia 11 de Agosto,  em Xai-Xai, pela Governadora da Província de Gaza e a organização não governamental OCSIDA.


A parceria prevê que as crianças e adolescentes, incluindo suas famílias, possam distanciar-se de ambientes e comportamentos de risco de infecção, assegurando uma estabilidade social através da provisão de recursos nomeadamente acompanhamento escolar, integração em grupos de poupança e outros apoios econômicos tendo em vista a sua subsistência e por conseguinte hábitos de vida mais saudáveis.


Durante a intervenção de ocasião, Margarida Chongo fez saber que o memorando celebrado marcava igualmente o lançamento do projecto "Facilitando o Impacto para Crianças Órfãs e Vulneráveis" (FILOVC), que será implementado num prazo de 5 anos através de um financiamento global de cerca de 28 Milhões de Dólares provenientes da USAID, num pacote que contempla ainda as províncias de Maputo e Inhambane.


Para o sucesso da iniciativa, a governante referiu ser pertinente que os colaboradores comunitários se apropriem e sejam capazes de identificar os reais problemas dos beneficiários, onde apontou a importância da observância das técnicas e dos princípios preconizados como factor fundamental, pela garantia de qualidade e eficácia dos serviços de prevenção e gestão de casos de crianças órfãs e vulneráveis.


De acordo com os dados apresentados pela USAID, a pandemia do HIV é mais severa na região austral de África, onde estima-se que 10% das pessoas estejam infectadas e, Moçambique surge nos lugares cimeiros, um cenário que a província de Gaza procura a todo o custo reverter.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene