Lançada a segunda edição do festival de Bambeni-2023




A beleza infindável da lagoa de Bambeni, área aquática localizada no Posto Administrativo de Chaimite em Chibuto, foi o ponto de convergência de diversas personalidades que ocorreram na manhã deste sábado(22), em uma das salas de conferências do Hotel Glória na cidade de Maputo.


Cerca de 200 individualidades, dentre investidores e apreciadores do sector turístico, testemunharam a apresentação de parte do potencial paisagístico de uma província caracterizada sobretudo por um clima de descontração e de hospitalidade que deixam a concorrência há milhas de distância.


Trata-se da segunda parte da projecção da edição 2023 do festival de Bambeni, após o lançamento oficial ter acontecido há cerca de mês e meio em Xai-Xai, numa cerimônia que serviu, por um lado, para apresentar o projecto naquela unidade administrativa e, por outro, para convidar o empresariado local a participar activamente numa das maiores vitrinas do património turístico e cultural de Gaza.


Dirigido pela Governadora de Província, o evento contou com a presença do antigo estadista moçambicano Joaquim Alberto Chissano, que na qualidade de patrono mostrou-se bastante maravilhado com a mais nova oportunidade de fazer conhecer uma lagoa que muito tem a oferecer, volvidos 5 anos após a realização de um festival similar.


Chissano destacou a importância não só paisagística daquela região, mas fez igualmente menção às inúmeras vantagens gastronómicas e desportivas que devem ser exploradas durante e depois do evento, advertindo sobre a necessidade de assegurar que a população seja parte integrante do projecto.


Por sua vez, como forma de garantir a manutenção do ambiente atrativo, Margarida Chongo defendeu o desenvolvimento de iniciativas envolvendo as comunidades locais e vizinhas, bem como um esforço junto de parceiros tendo em vista uma divulgação mais enérgica do potencial de uma lagoa com uma infinidade de elementos para oferecer.


Vale recordar que o festival de Bambeni caminha para a sua segunda edição, marcada para os dias 09 e 10 de Setembro, acontecimento que irá juntar mais de 30 mil pessoas não só residentes em Chibuto mas também oriundas de diversos quadrantes do país e do mundo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene