Juventude cristã desafiada a transmitir mais valores junto das comunidades em Guijá



Passam neste 2023, 136 anos após a fundação da Igreja Presbiteriana em solo moçambicano, uma das maiores congregações de teologia calvinista em todo o país, no que diz respeito ao número de membros.

Fruto da reforma da antiga Missão Suíça, a Igreja Presbiteriana de Moçambique carrega o selo de embrião da unidade nacional, uma vez ter sido esta a responsável por desenvolver o espírito altruísta em Eduardo Chivambo Mondlane, artífice da coesão que mais tarde trouxe a independência do país.

Concretamente em Guijá, centenas de fiéis celebraram igualmente o aniversário do presbitério localizado no extremo oeste do Limpopo, festividades que aconteceram pela segunda vez após o Conselho Sinodal ter atribuído poderes às paróquias da referida região, que engloba ainda os distritos de Chókwè, Massangena, Chicualacula, Massingir e Mabalane.

À convite da congregação, a Governadora da Província de Gaza participou no dia 23 de Julho,  do culto dominical que marcou o ponto mais alto do programa, onde sublinhou a importância do evangelho na construção de uma sociedade guardiã da fé e da moral, frisando serem estes valores imprescindíveis no prisma do crescimento social e econômico não só da província mas do país e do mundo de forma geral.

Virando-se para a juventude, Margarida Chongo frisou que a pertença religiosa constitui forte premissa para que a camada social se sinta forte, preparada e protegida para assumir com competência os desafios do quotidiano, justificando que, na qualidade de principal agente de mudança, "as acções do jovem devem reflectir directamente no modelo de vida da comunidade onde está inserido" sentenciou.

A timoneira do executivo provincial recordou ainda sobre a função da religião na reabilitação espiritual e na prevenção de diversos fenômenos maléficos, numa sociedade em desenvolvimento onde a criminalidade e o recurso ao suicídio constituem parte das maiores preocupações na luta pelo desenvolvimento, tendo por isso, na mesma ocasião, enfatizado a importância geostratégica de Gaza para o alcance com sucesso do principal objectivo da educação religiosa.

"Desde os tempos lá idos, a igreja têm cumprido com bastante categoria a sua missão na disseminação de bons hábitos, e tal como reza a história, a província de Gaza assumiu nos primórdios o propósito religioso e encarregou-se de expandir a doutrina para outros pontos da região" frisou.

Face ao reconhecimento, a governante, encorajou a igreja a continuar servindo de base de apoio para a promoção de boas práticas sociais, através da divulgação da palavra de Deus, sua essência, assumindo permanentemente o papel preponderante na forja do espírito de cidadania que deve ser passado de geração em geração.

Convém referir que no âmbito das celebrações deste segundo aniversário do presbitério, foram realizadas diversas actividades dentre as quais visita aos hospitais e estabelecimento penitenciário, bem como foram promovidos momentos de reflexão sobre a paz, irmandade e boa convivência no seio social.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé