Governo visita produtores agrícolas em Gaza

 


A mais dominante actividade económica na província de Gaza, como no resto do país, devido às condições agroecológicas bastante favoráveis, é a agricultura.


E porque a principal finalidade no seio das famílias praticantes é a subsistência para a garantia da segurança alimentar, o Conselho Executivo Provincial de Gaza têm se destacado no estabelecimento de condições para que as vantagens oferecidas pela terra sejam cada vez mais aproveitadas em benefício da população.


Através de diversas acções, à título próprio ou junto de várias entidades parceiras, o órgão têm prestado assistência técnica e financeira para que a produção agrícola assuma cada vez mais uma posição estratégica e de relevância inquestionável na dinamização das actividades económicas, com repercussão directa na melhoria das condições de vida das pessoas.


Neste âmbito, Margarida Chongo têm privilegiado um contacto permanente, em todos os distritos da província, com homens e mulheres que fazem o uso da terra para assegurar que Gaza tenha cada vez melhores fundamentos para distanciar-se da insegurança alimentar e nutricional, onde para além de oferecer insumos, dedica seu tempo dialogando com os produtores sobre práticas agrícolas sustentáveis e vantajosas que culminou no incremento da produção.


Recentemente, a governante visitou agricultores que operam na baixa de Nuvunguene em Limpopo, campo essencialmente explorado para a produção de hortaliças como couve, alface, tomate e cebola, dentre várias outras com espaço garantido nos principais mercados da região, casos do grossista de Xai-Xai, Quinto Congresso na Macia e Nyokane em Chibuto.


Só no último semestre, os números referentes ao sector agrícola chegaram a atingir cerca de 1.96 Milhão de toneladas de produtos diversos, cifras que representam um crescimento de 10.5% comparativamente ao período similar do ano passado, não obstante a ocorrência de fenômenos adversos caracterizados por inundações de parte significativa das áreas de cultivo.


Face ao cenário animador, Margarida Chongo exorta à população em geral a arregaçar as mangas pela produção de comida, fazendo uso dos benefícios da terra para o acréscimo da renda familiar, apostando na diversidade produtiva como um dos melhores argumentos para a maximização dos lucros.


Deste modo, com uma gigantesca extensão de terra arável, Gaza prossegue fazendo jus ao slogan "agricultura é a base do desenvolvimento", principal alavanca no processo de desenvolvimento desta divisão territorial.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene