Governo inaugura infraestrutura para o desenvolvimento de actividades letivas em Nhangono



Alunos do ensino primário residentes em Nhangono, povoado da Praia de Bilene na província de Gaza, dispõem desde a manhã de terça-feira, 04 de Julho, de novas instalações para o desenvolvimento de actividades lectivas, nas proximidades de suas residências.

Fruto de um grande gesto filantrópico de jovens quadros do partido FRELIMO, a Escola Primária de Nhangono vem resolver o dramático problema das distâncias percorridas pelas crianças, que antes submetiam-se à cerca de 15 quilómetros diários para beneficiar de serviços do sistema nacional de ensino.

As obras de construção iniciaram em junho do ano de 2020 e a infraestrutura está orçada em cerca de 1.8 Milhões de Meticais, empreendimento composto por três salas de aula, um bloco administrativo e sanitários. 

Com a nova escola implantada na referida comunidade, os alunos defenderam que foi imediatamente fechada a página dos dias difíceis e garantiram a abertura outra, com visão para um futuro bastante risonho e com ferramentas suficientes para a formação de um homem novo mais habilitado para assegurar a continuidade do desenvolvimento.

Hélvio Pene Macandza, representante do grupo de jovens do partido FRELIMO, responsável pela implementação do projecto, referiu que a obra é dedicada aos heróis da luta pela independência nacional, que ontem deram tudo de si para que o país pudesse conhecer os caminhos do desenvolvimento através do alcance da liberdade da terra e do homem, acto heróico que sempre prevalecerá na memória dos moçambicanos e que "continuará sendo uma verdadeira fonte de inspiração para mais acções sejam desencadeadas pelo benefício da população" acrescentou. 

Continuando, Macandza assegurou que a escola foi construída observando os padrões estabelecidos no quadro da resiliência às alterações climáticas, tendo feito ainda saber que contempla um sistema de iluminação de fonte fotovoltaica.

Visivelmente satisfeita com o nobre gesto, a Governadora da Província de Gaza apresentou o seu profundo sentimento de gratidão em nome próprio e da população beneficiada, tendo certificado que a conservação da escola será de hoje em diante a expressão de ordem no seio da comunidade, esta que de acordo com dados fornecidos localmente, é composta por cerca de 580 habitantes.

Com a entrega oficial desta escola em Nhangono, o distrito de Bilene passa a contar com um total de 86 escolas, dentre as quais 68 do ensino primário e 9 básicas.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza