Governo de Gaza inaugura centro de saúde na localidade de Mubangoene




Mais de 11 mil pessoas residentes na localidade de Tomanine em Guijá passam desde hoje a contar com uma nova unidade sanitária composta por maternidade e bloco de atendimento externo.


A infraestrutura foi entregue àquela população pela Governadora da Província de Gaza e será responsável por oferecer serviços de saúde materno infantil, programa alargado de vacinação e, dentre outros, triagem. Facto que reduz consideravelmente as distâncias percorridas pela população local visto que antes era submetida a longos trajectos a procura de uma unidade hospitalar.


Do fundo LoCAL, o empreendimento está orçado em cerca de 8.4 Milhões de Meticais e as obras foram executadas num período de 7 meses, devendo resultar em curto prazo na redução de casos de partos fora da maternidade e no descongestionamento dos centros de saúde de Mubangoene e Caniçado, que antes funcionavam como recurso para a população residente em Tomanine.


Na composição da infraestrutura, destaca-se ainda uma residência concebida para técnicos de saúde e um depósito com capacidade para armazenar 10 mil litros de água, funcionando com o propósito de assegurar a disponibilidade integral do líquido.


Para Margarida Chongo, a entrega do Centro de Saúde de Tomanine, infraestrutura hospitalar do tipo 2, representa um grande alívio não só para os residentes daquela localidade mas também para comunidades vizinhas, argumentando que o investimento irá igualmente impactar positivamente no atendimento à nível das unidades mais próximas, devido à redução da procura por conta do melhoramento do rácio "população-enfermeiro" na região.


Na mensagem dirigida aos beneficiários, a governante apelou à atenção de todos na conservação do novo empreendimento, considerando ser um bem comum e de valia inquestionável no aprimoramento das condições de vida da população, tendo ainda actualizado o número de unidades sanitárias existentes em Gaza, que a partir de hoje já contabiliza um total de 162.


Na visita terminada hoje ao distrito de Guijá, para além de directores provinciais, técnicos e assessor, Margarida Chongo fez-se acompanhar pela administradora de Chicualacula, Cacilda Banze.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene