Educação mais acessível no Distrito de Mabalane



A Governadora da Província de Gaza inaugurou no final da tarde da última quarta-feira, 15 de Junho, no distrito de Mabalane, três novas salas de aula que passaram de imediato a funcionar para o alívio dos pais e encarregados de educação na comunidade de Matidze.

O empreendimento beneficia de forma directa cerca de 120 alunos matriculados na Escola Básica de Matidze e teve um custo de 4.2 Milhões de Meticais, desembolsados pela Associação de Amigos Alemanha Moçambique DMG, sociedade que se dedica à várias causas sociais na "pérola do índico", principalmente no que diz respeito ao acesso à educação e assistência a jovens e crianças em condições de vulnerabilidade.

A cerimónia de inauguração do surge enquadrada no âmbito do plano de Governação Aberta e Inclusiva que a governante efectua naquele distrito da região centro de Gaza, programa que terá duração de três dias.

Aos alunos da Escola Básica de Matidze, Margarida Chongo explicou que a conservação das salas é o primeiro requisito para que mais pessoas possam no futuro beneficiar do empreendimento e assegurar que a rede escolar seja mais abrangente, reduzindo consideravelmente as distâncias por estes percorridas no processo de formação do homem novo.

Dirigindo-se a professores e comunidade em geral, a chefe do executivo recomendou que a vigilância contra actos de vandalização daquele bem público deve ser encarada de forma responsável como papel de todos, continuando por sublinhar que esta ciente em relação aos restantes desafios daquele povoado, nomeadamente a rede de energia eléctrica e melhoramento da via que dá acesso à sede do distrito.

À margem do evento, Margarida Chongo procedeu a entrega de 15 kits de material didático a igual número de alunos daquele estabelecimento de ensino, simbolizando um lote de 200 oferecidos ao distrito, oferecidos em parceria com a UNICEF, para o benefício de crianças órfãs e vulneráveis.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene