Virgílio Muhlanga procede a abertura da formação profissional



Gaza, 13 de Abril de 2023 - No âmbito do Projecto de Reinserção Social de ex-Trabalhadores das Minas e seus Dependentes, o Administrador do Distrito do Limpopo, Virgílio Muhlanga, procedeu, recentemente, à abertura do curso de Canalização, no Posto Administrativo de Chicumbane, Localidade de Nuvunguene, na Província de Gaza, com vista a capacitar os Jovens daquele ponto do país para o mercado de trabalho.


A ser ministrada pelo Instituto de Formação Profissional Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), instituição tutelada pelo SEJE, a formação que arrancou no dia 11 de Abril irá beneficiar 15 jovens, dos quais 11 homens e 04 do sexo feminino, todos filhos de ex-trabalhadores mineiros.


Segundo a Delegada Provincial do instituto, Beatriz Nhampossa, cerca de 50% dos 1.200 jovens já estão a operar no mercado de emprego e autoemprego, graças à Formação Profissional.


Dirigindo-se aos jovens beneficiários da formação, o Administrador do Distrito de Limpopo encorajou à juventude e reiterou o compromisso do Governo na resolução dos problemas que apoquentam àquela camada social.


"Sabemos que o mercado actual tem muita preferência no saber fazer, por isso, instamos aos jovens que se dediquem muito na Formação Profissional para que possam se impor no mercado do emprego," disse.


Por seu turno, os formandos assumiram expandir os conhecimentos adquiridos para os jovens que não foram abrangidos pela formação e comprometeram-se no desenvolvimento do Distrito, através das suas habilidades.


Para o Director do Serviço Provincial de Justiça e Trabalho, Manuel Machanguane, a criação da Associação Yakane, no Distrito de Limpopo, é um símbolo de reconhecimento e honra a memória dos ex-trabalhadores das minas da RSA.


Ainda na sua intervenção, o dirigente fez saber que a Província de Gaza conta, no momento, com 31 Associações de ex-trabalhadores mineiros e seus dependentes que beneficiam 16.100 concidadãos, destes 480 são ex-trabalhadores mineiros, e 15.620 beneficiários indirectos.


Importa referir que a província de Gaza é a que mais possui trabalhadores nas minas e farmas da África do Sul e conta, neste momento, com 10.530 trabalhadores nas minas e 1.873 nas farmas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene