Recenseamento eleitoral rumo às eleições autárquicas 2023


A Governadora da Província de Gaza exortou ontem, quinta-feira, 20 de Abril à toda população desta divisão territorial para aderir de forma activa ao recenseamento eleitoral, processo em curso nos distritos com autarquias e que espera registar todo o cidadão com idade mínima de 18 anos a completar até a data das eleições, 11 de outubro do corrente ano.

Na cidade de Xai-Xai, local de residência, Margarida Chongo obteve o seu cartão de eleitor num acto que serviu igualmente para marcar o início de uma actividade que irá durar 45 dias envolvendo um total de 306 brigadas dentre móveis e fixas.

Em conferência de imprensa, a dirigente recordou que eleger e ser eleito são direitos consagrados na Constituição da República e, tendo em vista a prossecução desta liberdade o cidadão deve passar pelo posto de recenseamento mais próximo da sua residência para obtenção do seu cartão de eleitor.

Nas sextas eleições autárquicas da história de Moçambique, a província de Gaza irá contar com um total de sete municípios designadamente Bilene, Macia, Xai-Xai, Mandlakazi, Chibuto, Chókwè e Massingir, sendo que a população deste último irá pela primeira vez sufragar o timoneiro da vila.

Recorde-se que há aproximadamente duas semanas decorreu na cidade de Chókwè o lançamento da campanha de educação cívica eleitoral, processo ainda em curso que visa sensibilizar toda população em idade prevista por lei a proceder ao registo para o "livre trânsito" nos respectivos locais de votação.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza