Margarida Chongo visita direcção provincial da saúde



A província de Gaza registou um alarmante crescimento de 27,6% no que diz respeito ao número de casos de malária notificados à nível das 161 unidades sanitárias existentes nesta divisão territorial.


Comparativamente ao ano de 2021, o 2022 registou um cenário bastante sombrio com uma evolução de quase 80 mil casos, isto é, após os 314.135 registrados em 2021, o ano de 2022 apontou 400.884 positivos à malária e viu subir a taxa de letalidade dos anteriores 0,0022 para 0,0025.


Em relação às perdas humanas, a malária ceifou só no último ano um total de 10 vidas, significando um crescimento de 3 óbitos em relação ao ano de 2021, quadro perseguido pelos não menos preocupantes casos de mordedura animal, com 4 mortes.


Tais dados foram partilhados na manhã de hoje durante a sessão extraordinária do Colectivo da Direcção Provincial da Saúde, um encontro orientado por Margarida Sebastião Mapandzene Chongo que visitou as instalações daquela instituição e, dentre vários aspectos ligados ao funcionamento do sector, liderou um debate à volta da situação epidemiológica e do tratamento cada vez mais personalizado dos utentes nas diversas unidades sanitárias.


A Governadora da Província de Gaza manifestou-se preocupada relativamente à evolução dos casos de doenças de origem hídrica, com especial destaque para a situação da diarreia e da malária, onde exortou o sector a empregar medidas mais corajosas tendo em vista o combate mais assertivo destas enfermidades e apelou igualmente a maior perseverança na educação comunitária principalmente no que diz respeito ao saneamento e uso devido da rede mosquiteira.


Ainda em relação à doença infecciosa transmitida pelo mosquito, o sector distribuiu no último ano um total de 75.119 redes e bateu mais de 245 mil portas de residências no âmbito da campanha de pulverização denominada PIDOM, números que de acordo com o sector serão consideravelmente incrementados por forma a assegurar que o quadro epidemiológico seja cada vez menos preocupante.


Por outro lado, a governante felicitou os esforços do sector na expansão das unidades sanitárias e de serviços de saúde, bem como o atendimento personalizado que tem registado uma evolução significativa e contribuindo consequentemente para uma rápida melhoria do quadro clínico do paciente.


Vale referir que esta visita levada à cabo pela dirigente, está enquadrada no plano que visa acompanhar de perto os desafios vividos pelas direcções provinciais e renovar o permanente contacto com funcionários adstritos ao Conselho Executivo Provincial, assim como dos demais sectores que operam em coordenação.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene