Governo realça a importância da observação dos direitos da mulher nos espaços digitais

 



Moçambique celebrou a 7 de Abril, o quinquagésimo segundo aniversário da heroína de libertação nacional Josina Abiathar Muthemba Machel, destacado ícone revolucionário que perdeu a vida em Dar Es Salaam na vizinha Tanzânia.


Por ser considerada um modelo de inspiração para o país em especial para as mulheres, o 7 de Abril foi nacionalmente instituído dia da mulher moçambicana, efeméride em que de forma especial são exaltadas as qualidades da mulher e a sua contribuição incontornável na superação dos diversos desafios da nação.


Em Gaza, as cerimônias provinciais decorreram na cidade de Xai-Xai e contaram com a presença de Margarida Sebastião Mapandzene Chongo, que se dirigiu à população após a habitual deposição de coroa de flores num momento orientado pelo Secretário de Estado Lourenço Lindonde.


No local, a chefe do executivo provincial fez questão de recordar o papel dignificante desempenhado pela mulher desde os primeiros tempos, onde realçou a importância em assegurar que os seus direitos sejam devidamente observados para que o seu rosto seja definitivamente desassociado à pobreza extrema.


E porque o lema das celebrações sugere de forma explícita uma relação mais estreita entre a mulher e as tecnologias, Margarida Chongo defendeu que incorporar a perspectiva de gênero na inovação e educação digital deve ser tido como um processo de impossível reversão, considerando que o espaço cibernético é uma plataforma de importância inquestionável no exercício da cidadania activa.


"Não se pode aceitar que as práticas sociais, culturais, econômicas, religiosas e outras atentem contra a dignidade humana das mulheres. Para isso, elas necessitam da educação e das tecnologias como facilitadoras no processo de novas aprendizagens, adaptações e aquisições de novas capacidades.", destacou a dirigente, terminando por assegurar que nesse processo de inserção na vida digital e socioeconómica, a mulher conta com apoio de um governo empenhado em assegurar os direitos fundamentais iguais a todos os membros da sociedade.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene