Projecto Habita: Obras de Construção em Gaza Serão Concluídas no Segundo Semestre



O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, fez saber, recentemente, que as obras de construção das casas do projecto “Habita” do Fundo de Fomento de Habitação (FFH), no distrito de Chongoene, província de Gaza, estarão concluídas até meados do segundo semestre de 2023.

O projecto “Habita” é financiado pelo Governo e parceiros e implementado pelo Fundo de Fomento de Habitação, contemplando a construção de 100 casas tipo 2, estando já concluídas e a serem habitadas 62, sendo que outras 38, da terceira fase do projecto, ainda estão em construção.

O governante, numa visita recente que fez à província de Gaza, avaliou positivamente o grau de execução do projecto, referindo que o mesmo vai conferir maior atenção e dignidade à população local, sobretudo à juventude, tida como grupo-alvo.

Para além da construção deste modelo de habitação, Carlos Mesquita referiu que o projecto contempla ainda outras três componentes, nomeadamente a transformação de casas de material precário (palhotas) em mistas, o subprojeto “Renascer”, que intervém na construção de casas evolutivas tipo zero (T0), e, por fim, a componente do aterro e arruamento.

O ministro explicou que a ideia do Governo é construir infra-estruturas básicas, como sistemas de energia eléctrica e água potável, um posto policial, serviços de saúde e educação e arruamentos.

O projecto pretende ainda transformar as comunidades abrangidas em cidades com todos os serviços sociais, pelo que o governante apelou aos gestores a buscarem mais parcerias dentro e fora da esfera pública por forma a tornar a iniciativa mais sustentável e abrangente.

No distrito de Bilene, dez veteranos de luta de libertação nacional, portadores de deficiência, vão receber casas que serão construídas ainda este ano, no quadro do projecto social levado a cabo pelo Ministério dos Combatentes para os antigos guerrilheiros carenciados. As residências serão erguidas no Posto Administrativo de Mazivila.

O director provincial dos Combatentes de Gaza, Ângelo Naiene, referiu que “estão reunidas as condições para que as obras arranquem a qualquer momento”, e fez saber que está também em curso a mobilização de recursos financeiros para a construção de mais dez casas para outros combatentes na mesma situação.

Dados da Direcção Provincial dos Combatentes em Gaza indicam que a província conta com 26 portadores de deficiência deste grupo, seis dos quais já têm casas condignas oferecidas pelo Estado.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé