Margarida Chongo preocupado com o surto de Cólera em Gaza


O surto da cólera no distrito de Xai-Xai continua sendo o tema dominante e de grande preocupação no seio do Conselho Executivo Provincial de Gaza.

Com epicentro na localidade de Chilaulene, os dados do sector de saúde apontam para um quadro alarmante de 4 óbitos já registados num cumulativo de 37 casos diagnosticados, dois dos quais em internamento na unidade sanitária daquele ponto recém integrado ao município de Xai-Xai.

Por forma aferir de perto, confortar os pacientes e interagir com a comunidade em geral, Margarida Chongo escalou  na última sexta-feira, 20 de Janeiro, o considerado "ponto nuclear" da doença causada pelo vibrião colérico e manteve ainda contacto com pequenos agentes econômicos instalados no mercado local.

Aos internados, a dirigente transmitiu uma mensagem de esperança e de superação, tendo na mesma ocasião assegurado o engajamento do sector de saúde e parceiros de cooperação na erradicação da doença bacteriana altamente infecciosa, detectada pela última vez em Gaza já lá iam 12 anos.

Para a população da província em geral, a governadora de Gaza apela à intensificação das medidas de prevenção, sublinhando com persistência a necessidade de lavagem constante das mãos e do tratamento cada vez mais atencioso dos alimentos, pois, "esta doença é bastante agressiva e pode contaminar e matar em menos de 24 horas se não observarmos os melhores cuidados", atirou.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza