Margarida Chongo preocupado com o surto de Cólera em Gaza


O surto da cólera no distrito de Xai-Xai continua sendo o tema dominante e de grande preocupação no seio do Conselho Executivo Provincial de Gaza.

Com epicentro na localidade de Chilaulene, os dados do sector de saúde apontam para um quadro alarmante de 4 óbitos já registados num cumulativo de 37 casos diagnosticados, dois dos quais em internamento na unidade sanitária daquele ponto recém integrado ao município de Xai-Xai.

Por forma aferir de perto, confortar os pacientes e interagir com a comunidade em geral, Margarida Chongo escalou  na última sexta-feira, 20 de Janeiro, o considerado "ponto nuclear" da doença causada pelo vibrião colérico e manteve ainda contacto com pequenos agentes econômicos instalados no mercado local.

Aos internados, a dirigente transmitiu uma mensagem de esperança e de superação, tendo na mesma ocasião assegurado o engajamento do sector de saúde e parceiros de cooperação na erradicação da doença bacteriana altamente infecciosa, detectada pela última vez em Gaza já lá iam 12 anos.

Para a população da província em geral, a governadora de Gaza apela à intensificação das medidas de prevenção, sublinhando com persistência a necessidade de lavagem constante das mãos e do tratamento cada vez mais atencioso dos alimentos, pois, "esta doença é bastante agressiva e pode contaminar e matar em menos de 24 horas se não observarmos os melhores cuidados", atirou.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene