Gaza apela a promoção de iniciativas tendentes à eliminação da doença endémica do HIV/SIDA



O mundo parou  quinta-feira,  01 de Dezembro, para reflectir a volta do combate ao lentivirus causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, doença responsável pela morte de cerca de 1.5 milhão de pessoas só no último ano.

Em Moçambique, caso concreto da província de Gaza, só no presente 2022 já foram registadas mais de 700 mortes, resultantes em grande parte da desistência ao processo de tratamento, com particular destaque para a faixa dos adolescentes e jovens.

A Governadora da Província de Gaza reconheceu existirem ainda algumas barreiras socioculturais dentre as quais o estigma, que constituem um desafio de larga escala no que à erradicação do vírus diz respeito.

Por este motivo, Margarida Chongo insta as lideranças comunitárias, religiosas e demais entidades influentes ao maior dinamismo na promoção de iniciativas tendentes à eliminação da doença endémica que conta com um total de 199 mil pessoas infectadas e em tratamento na província de Gaza.

_"O quadro de transmissão do vírus vaticina um cenário bastante sombrio na medida em que a adesão e retenção ao tratamento continua sendo fraco."_ Vincou a chefe do executivo.

No mapa de prevalência do vírus, surgem de forma destacada os distritos de Chókwè e Chibuto como os que registam maior número de óbitos em virtude da infecção pela doença, por isso, a dirigente reitera que o executivo provincial irá de forma incansável continuar a identificar e implementar os métodos mais dinâmicos de resposta aos elevados índices de seroprevalência, revelando estarem disponíveis 156 unidades sanitárias habilitadas para a administração de casos directa ou indirectamente ligados ao HIV/SIDA, distribuídas pela província.

Vale referir que a cerimónia provincial de celebração do dia mundial de luta contra o SIDA decorreu na cidade de Xai-Xai, orientada pelo Secretário de Estado em Gaza, Lourenço Mateus Lindonde.

Já na ponta final do evento, a Governadora da Província de Gaza procedeu a entrega de 4 motorizadas à igual número de pontos focais, que surgem no âmbito do projecto de massificação do uso do preservativo a nível dos distritos.

 

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene