CMCXX oferece meios de compensação a pessoas vivendo com deficiência


 

Entre os meios oferecidos constam cadeiras de rodas, muletas e Bengalas brancas. Na ocasião, o Edil entregou kits de produtos alimentares não perecíveis e de higiene para igual número de beneficiários iniciarem as suas actividade de geração de renda, e por fim atribuídos Duats.

O Presidente do Conselho Municipal de Xai-Xai, Emídio Xavier disse que a iniciativa faz parte do Plano Quinquenal do Governo que visa minimizar as necessidades das pessoas que vivem com deficiência, em termos de mobilidade e locomoção. 

"Com estes meios, as pessoas vivendo com deficiência passam a ter autonomia para se locomover e consequentemente  poderão eles mesmos resolver os seus problemas essenciais, sem depender de terceiros. Estes nossos irmãos também têm o direito à habitação, a socialização e a participação activa na vida pública da nossa autarquia", disse Emídio Xavier.

Xavier apelou aos beneficiários no sentido de cuidarem dos meios, tendo em conta a situação económica que o país vive, causado pela crise global, que não permite que o governo possa realizar na plenitude os seus programas governativos.

Por sua vez, Rafael Mazivila, Presidente da FAMOD, uma agremiação que congrega várias associações de pessoas vevendo com deficiência, aproveitou a ocasião para exortar a sociedade sobre a necessidade de repúdio à todos os actos de discriminação contra as pessoas que vivem com a deficiência física e motora, acrescentando que possuem as mesmas capacidades intelectuais.

Referiu também que os kits recebidos irão melhorar as condições financeiras e de vida das famílias beneficiárias, que muito precisam desse apoio para a sua subsistência.

 

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene