Governo de Gaza desafia juventude a juventude na luta contra o consumo e tráfico de substâncias psicoactivas



O fenômeno do consumo e tráfico de estupefacientes na província de Gaza poderá resultar num quadro bastante sombrio no que diz respeito ao futuro dos jovens e adolescentes se não encarado por todos os intervenientes com mais critério e sentido de devoção à pátria.

Tal preocupação, foi levantada na décima quarta sessão de diálogo com a juventude, orientada por Margarida Sebastião Mapandzene Chongo no âmbito do contacto permanente promovido pela dirigente com o referido grupo etário.

No distrito de Guijá, Margarida Chongo reuniu com mais de 300 jovens e discutiu de forma bastante exaustiva sobre os problemas que atormentam o grupo, um dos quais o crescente número de aderentes ao consumo de drogas, com grande destaque para o famigerado e altamente letal, Nyaope.

O Nyaope é uma droga profundamente viciante e que surge através das misturas de vários produtos mortíferos com grande realce para o veneno de rato e metanfetamina, realidade que tem arruinado a vida de muitos jovens um pouco pelas províncias da zona sul do país.

Em conversa, a dirigente apresentou o vasto rol de desvantagens do caminho da toxicodependência e desafiou todos a conferir mais agressividade no combate ao mal, exortando ao trabalho conjunto e aturado com a polícia, membros da comunidade escolar e população em geral.

Noutro plano, Margarida Chongo argumentou que a juventude deve por si só, ser considerada membro da comunidade onde está inserida e constituir parte da solução dos problemas, concluindo por convidar estes ao espírito mais assertivo no domínio da cidadania activa.

À margem da sessão de diálogo, Margarida Chongo ofereceu kits de emprego a três jovens empreendedores, que irão evoluir nas áreas de construção civil, costura e electricidade, fruto de um investimento cumulativo de 1.3 Milhão de Meticais dos cofres do Conselho Executivo Provincial de Gaza.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene