Gaza destaca unidade nacional como arma fundamental para defesa das conquistas alcançadas pelo país ao longe dos tempos



É celebrada, 04 de Outubro, a escala nacional a passagem dos 30 anos após a assinatura do acordo geral de paz, evento acontecido na cidade italiana de Roma que pôs termo à um tenebroso período de 16 anos de guerra civil no país.

Na província de Gaza, a cerimônia de celebração teve lugar na respectiva capital e contou com a orientação de Margarida Sebastião Mapandzene Chongo, numa solenidade marcada pela deposição de coroa flores na praça dos heróis e pela exaltação da paz através de manifestações culturais, recreativas e religiosas.

Por ser um bem inalienável e de preciosidade inquestionável, a Governadora da Província de Gaza reiterou na ocasião que a consolidação da paz constitui prioridade do governo e assegurou que agenda central do executivo passa pela promoção de soluções conducentes ao desenvolvimento sócio econômico da divisão administrativa por si dirigida, salientando que o espírito de fraternidade deve imperar nos corações de todos os compatriotas e que a violência jamais deve ser encarada como alternativa à qualquer negociação.

A governante destacou ainda durante a intervenção que, fruto da paz, o país alcançou incontáveis conquistas e frisou que estas devem ser defendidas de forma responsável e sinalizou a unidade nacional como arma fundamental para a observação integral dos termos consagrados na constituição da república, dentre vários a liberdade e justiça como um dos propósitos superiores do estado de direito democrático.

Relativamente às acções terroristas na região norte do país, Margarida Chongo emitiu um vigoroso apelo à população no sentido de neutralizar tempestivamente os perturbadores da ordem social, através da vigilância.

Vale destacar que para o presente ano, as celebrações decorreram sob lema: "Moçambicanos Unidos pela Paz, Reconciliação e Justiça, 30 anos de Assinatura do Acordo Geral de Paz em Moçambique".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene