Fornecimento de água potável mais abrangente em Gaza



Mais de duas mil pessoas passam desde hoje a beneficiar de novos sistemas de abastecimento de água no distrito de Massangena, extremo norte da província de Gaza.

 

O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Alberto Fortes Mesquita, inaugurou duas importantes infraestruturas de fornecimento do líquido precioso, concretamente nas comunidades de Chinhanguane e Singanhane, que até então enfrentavam sérias dificuldades para obtenção de água em quantidade e qualidade, uma vez que o lençol nos locais implantados possui alto teor salubre.

 

Mesmo pelas características hidrogeológicas apresentadas pela região, os sistemas multifuncionais demandam a aquisição de equipamentos de dessalinização e possibilitam o consumo humano obedecendo os melhores padrões de qualidade.

 

Para a Governadora da Província de Gaza, a inauguração dos empreendimentos representa uma valia inigualável na dimensão em que não servirá apenas para potabilidade mas poderá também permitir que as comunidades aprimorem as respectivas condições sanitárias e que desenvolvam de forma mais regular as actividades agrárias, pois ambos dispõem de pontos para abeberamento do gado.

 

Por seu turno, o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, defende estarem em mangá mais projectos que visam acelerar o alargamento dos serviços de fornecimento de água à nível nacional, não deixando de especificar que a província de Gaza irá brevemente testemunhar a entrega de um grande sistema na localidade de Zinhane em Chigubo.

 

Vale referenciar que as infraestruturas entregues hoje à população de Chinhanguane e Singanhane custaram um total de 37 Milhões de Meticais aos cofres do Banco Mundial e contribuíram significativamente para a elevação da taxa de abrangência no distrito, fixada actualmente em cerca de 78%.

 

No cômputo geral, a província encontra-se prestes a cortar a meta no que diz respeito a cobertura planificada para o quinquênio, apontada inicialmente para 65%, porém, faltando quase metade do mandato, Gaza já alcançou a taxa de 64.1%, facto que tacitamente permite que o Conselho Executivo Provincial possa vislumbrar novos horizontes.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza