Características agro-ecológicas em Gaza no topo da atração empresarial




A província de Gaza possui no seu mapa de oportunidades um dos mais promissores projectos de exploração agrária do país.


Abarcando os distritos de Limpopo, Xai-Xai, Chókwè, Guijá, Chongoene e Chibuto, a Zona Econômica Especial de Agronegócio do Limpopo (ZEEAL) possui uma extensão de mais de 7 milhões de hectares e visa acima de tudo integrar a agricultura familiar em cadeias de valor produtivas através da transferência de tecnologias e maximização da eficiência econômica da região.


Ao segundo dia da troca de experiências entre o empresariado das províncias geminadas de Gaza e Limpopo, foi escalado o distrito de Chókwè e, à partir de lá, visualizado o canal do Limpopo e testemunhado o forte condão produtivo das terras adjacentes.


A comitiva trocou impressões com produtores locais e socializou-se acerca das cadeias de produção de arroz, hortícolas diversas e banana, potencialidades que vislumbram grande investimento dos parceiros sul africanos em território nacional.


O sector piscícola, uma das atracções específicas do distrito de Chókwè, esteve por sua vez em plano de destaque na partilha de conhecimento entre os dois lados, contacto que antevê consideráveis avanços sobretudo na produção de ração e melhoria na exportação do pescado de Gaza àquela província do país vizinho.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene