PR enaltece o papel dos Veteranos da Luta de Libertação Nacional


O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu esta quarta-feira, na cidade de Xai-Xai, as Cerimónias Centrais do 7 de Setembro, Dia dos Acordos de Lusaka, o da Dia da Victória, que se comemora sob o lema Combatente Firme no Combate ao Terrorismo, Promovendo o Patriotismo e Desenvolvimento do País.

Depois da deposição da coroa de flores, em homenagem aos Heróis Nacionais, o Presidente da República visitou a feira de exposição fotográfica e do livro sobre a história da Luta de Libertação Nacional, assim como a feira de saúde e nutrição.

Observado este momento, o Chefe de Estado orientou a cerimónia de condecoração de 30 Veteranos da Luta de Libertação Nacional. 

Na sua intervenção,o Presidente da República, começou por explicar que a escolha de Gaza para acolher em simultâneo as Cerimónias do dia 7 de Setembro e da 9ª edição do Festival do Combatente, deveu-se ao facto de ser uma das províncias que desde muito cedo evidenciou-se na causa libertadora, passando pelo império de Gaza aos heróis da contemporaneidade.

O mais Alto Magistrado da Nação Moçambicana, reconheceu o papel dos Veteranos da Luta de Libertação Nacional, que ousaram entregar a sua juventude e esforço pela liberação da pátria; Destacou o simbolismo do Festival dos Combatentes, que junta no mesmo espaço Veteranos da Luta de Libertação Nacional, oriundos de todo território nacional.

Terminando, o Presidente da República, enalteceu o trabalho das FDS e dos países amigos no combate ao terrorismo em Cabo-Delgado, esclareceu os contornos da acção do inimigo na província de Nampula, reiterou para o agudizar da vigilância e apelou aos jovens para o máximo proveito do conhecimento e experiência dos combatentes, "as enciclopédia ambulantes." 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene