PR enaltece o papel dos Veteranos da Luta de Libertação Nacional


O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu esta quarta-feira, na cidade de Xai-Xai, as Cerimónias Centrais do 7 de Setembro, Dia dos Acordos de Lusaka, o da Dia da Victória, que se comemora sob o lema Combatente Firme no Combate ao Terrorismo, Promovendo o Patriotismo e Desenvolvimento do País.

Depois da deposição da coroa de flores, em homenagem aos Heróis Nacionais, o Presidente da República visitou a feira de exposição fotográfica e do livro sobre a história da Luta de Libertação Nacional, assim como a feira de saúde e nutrição.

Observado este momento, o Chefe de Estado orientou a cerimónia de condecoração de 30 Veteranos da Luta de Libertação Nacional. 

Na sua intervenção,o Presidente da República, começou por explicar que a escolha de Gaza para acolher em simultâneo as Cerimónias do dia 7 de Setembro e da 9ª edição do Festival do Combatente, deveu-se ao facto de ser uma das províncias que desde muito cedo evidenciou-se na causa libertadora, passando pelo império de Gaza aos heróis da contemporaneidade.

O mais Alto Magistrado da Nação Moçambicana, reconheceu o papel dos Veteranos da Luta de Libertação Nacional, que ousaram entregar a sua juventude e esforço pela liberação da pátria; Destacou o simbolismo do Festival dos Combatentes, que junta no mesmo espaço Veteranos da Luta de Libertação Nacional, oriundos de todo território nacional.

Terminando, o Presidente da República, enalteceu o trabalho das FDS e dos países amigos no combate ao terrorismo em Cabo-Delgado, esclareceu os contornos da acção do inimigo na província de Nampula, reiterou para o agudizar da vigilância e apelou aos jovens para o máximo proveito do conhecimento e experiência dos combatentes, "as enciclopédia ambulantes." 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza