Números assustadores do HIV-SIDA preocupam conselho executivo de Gaza


A proporção de casos que testam positivo ao HIV-SIDA a nível da província de Gaza esteve em debate na última terça-feira durante a XIV Sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial da mesma unidade territorial.

Com um universo de cerca de 1.5 Milhões de habitantes, a província de Gaza regista um número de aproximadamente 195.700 pessoas vivendo com o HIV-SIDA, facto que preocupa bastante o órgão de governação descentralizada na medida em que a doença é a segunda causa de consulta nas unidades sanitárias-ultrapassada apenas pela malária e, as infecções oportunistas por ela causadas constituem a primeira causa de internamento.

No panorama nacional, a província apresenta um quadro tenebroso no que nos respeito ao índice de seroprevalência, assumindo de forma dramática o estatuto de líder com um índice fixado em cerca de 24.4%, onde o número de casos é maior nos distritos de Chibuto, Mandlakazi, Xai-Xai, Chókwè, Guijá, Bilene, Limpopo e Chongoene.

Apesar de registar uma capacidade de cobertura de 100% relativamente aos casos identificados, as desistências ao tratamento representam outro "Calcanhar de Aquiles", uma vez que o grau de cumprimento da meta dos activos em tratamento anti-retroviral é de 85%.

A deslocação à República da África do Sul na busca de emprego, mudanças de residência sem pedidos de transferência e negligência associada ao fornecimento de contactos falsos são apontados como os principais factores influenciadores do défice do cumprimento das metas, factor que obriga o órgão de governação a aprimorar ainda mais a sua prestação tendo em vista o melhoramento do quadro, considerado actualmente como altamente crítico.

Das várias intervenções destacam-se a promoção de serviços de circuncisão médica masculina voluntária, implementação da profilaxia pré-exposição nas unidades sanitárias, sensibilização contínua sobre as vantagens da prevenção da transmissão vertical através da formação de mães mentoras e distribuição de autotestes para o HIV.

Só no presente ano, refira-se, a província de Gaza já registou um total de 1257 novos casos de abandono ao tratamento, tendo já resultado em cerca de 470 óbitos.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene