Lançada em Bilene campanha " uma família, 100 cajueiros"

 Lançada em Bilene campanha " uma família, 100 cajueiros"

O Administrador do Distrito do Bilene, Matias Parruque, lançou na manhã desta terça-feira (06), no Posto Administrativo da Praia do Bilene, a Campanha Uma Família, 100 Cajueiros.

Esta actividade, enquadra-se na iniciativa do Governo de Moçambique que visa fomentar a produção da Castanha de Caju a nível nacional. 

O Distrito do Bilene, tem um histórico de produção desta amêndoa, factor que ditou a instalação de uma Unidade de Processamento desta cultura na Vila sede do Distrito, Macia.

Esta unidade, Condor Anacardium, absorve anualmente cerca de 3.5 mil toneladas da amêndoa de Caju, com uma capacidade instalada de 6 mil toneladas/ano. No entanto, esta quantidade não é encontrada na sua totalidade localmente.

O Governo do Distrito revelou ter estabelecido, só este ano, 52 pomares espalhados pelas extensas áreas do Distrito, que beneficiam cerca de 40 famílias, com destaque para 18 mulheres.

De referir que o Governo espera produzir 90 mil mudas para o presente ano, deste número, 89.954 estão prontas e já distribuídas 47.185 aos distritos da região.

Localmente espera distribuir 35 mil mudas, das quais 17.689 já foram destinadas às famílias beneficiárias, a título gratuito.

Para além da distribuição local, o Governo tem apoiado outros Distritos interessados, principalmente os da zona norte da província de Gaza, como acima nos referimos. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene