Reforço da participação popular no processo de governação em Gaza



O recinto do governo do distrito de Chókwè acolheu no princípio da tarde desta sexta-feira a terceira Audiência Pública do Conselho Executivo Provincial de Gaza, evento liderado por Margarida Sebastião Mapandzene Chongo que visa promover uma interacção mais estreita e sem protocolos com a população.

No gabinete ao ar livre, a governante recebeu cidadão por cidadão e conversou de forma bastante descontraída tendo em vista o esclarecimento das preocupações apresentadas, estas que em larga maioria gravitavam pelos sectores de actividades económicas, juventude e agricultura.

O evento não só contou com cidadãos de Chókwè mas estiveram também presentes habitantes de outros distritos nomeadamente Massingir, Guijá e Bilene, que para além de inquietações tiveram a oportunidade de apresentar sugestões para o desenvolvimento das respectivas comunidades, de forma específica.

Os membros do executivo, presidente da autarquia de Chókwè, administrador do distrito e instituições parceiras prestaram em cerca de três horas esclarecimentos "terra à terra" aos solicitantes e levaram em contrapartida várias propostas que visam melhorar a prestação dos serviços desenvolvidos pelo governo, nomeadamente no que concerne à mecanização agrícola, indústria artística e empoderamento juvenil.

Após a demonstração de gestão participativa, já no balanço de mais uma edição da audiência pública, a Governadora da Província de Gaza enalteceu a postura exemplar da população, pelo facto desta ter aderido de forma bastante responsável a mais um evento modelo de governação participativa.

Questionada sobre a periodicidade deste tipo de evento, a dirigente afirmou que as audiências vieram para ficar e terá anualmente sessões iguais com a população para que esta possa fazer permanentemente o uso do direito de contribuição pelo desenvolvimento da província.

Porém, acrescentou Margarida Sebastião Mapandzene Chongo, a contribuição da população não deve ser exercida simplesmente nas audiências públicas, tendo revelado que o gabinete de trabalho permanece sempre aberto e pronto para atender à população, terminando por salientar que existem outras vias de contacto nomeadamente a linha verde e à partir das plataformas digitais oficiais.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene