Governo de Gaza pretende ver reforçado o movimento de resgate em Chókwè



O movimento de resgate do título de celeiro da nação, assumido no passado pelo distrito de Chókwè, prossegue emitindo sinais bastante promissores.

Na estatística da produção global referente ao primeiro semestre do ano em andamento, o distrito de Chókwè destaca-se com uma contribuição de cerca de 19%, seguido por Mandlakazi e Chibuto encerrando o pódio, com 16% e 15% respectivamente.

Reconhecendo a importância da agricultura como sector primário da economia, a Governadora da Província de Gaza escalou na manhã desta quinta-feira em Lionde no distrito de Chókwè, um campo de produção responsável por fornecer diversas culturas à vários mercados dos distritos circunvizinhos, abrangendo ainda os da cidade e província de Maputo.

Trata-se de um campo pertencente ao agricultor Sérgio Tivane, que numa área de exploração de mais de 20 hectares emprega um total de 55 pessoas, 15 das quais em regime permanente, na sua larga maioria mulheres.

A dirigente visualizou o trabalho desenvolvido pelo agricultor de 38 anos de idade e mostrou-se bastante satisfeita com os níveis apresentados, tendo recomendado sobre a necessidade de aprimorar cada vez mais as técnicas para maximização da produção e recuperação do estatuto de celeiro nacional, durante largo período atribuído ao distrito de Chókwè, movimento que ganha novo fôlego com a emergência das medidas que visam acelerar a economia do país, apresentadas pelo Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, cimentado ainda mais a posição da agricultura como principal sustento do Produto Interno Bruto.

A deslocação da governante enquadra-se no cumprimento do plano de governação aberta e inclusiva, jornada que já se encontra na fase terminal de sua execução, relativamente ao ano de 2022.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene