Indicadores económicos e sociais inspiram bastante confiança em Gaza

 


A produção global na província de Gaza atingiu no último semestre uma cifra de cerca 32.6 Milhões de Meticais, dados que correspondem a uma realização de 52,7% face aos limites planificados e, um decréscimo de 2,9% em relação ao período similar do ano passado.

Apesar da manutenção da hegemonia do sector agrário com uma contribuição de 56,66%, o revés na produção global deveu-se por um lado à inundações nalgumas áreas de produção nos distritos de Chókwè, Bilene, Mandlakazi e Mabalane causadas pelas subidas dos caudais do Limpopo e Incomati, por outro, à estiagem prolongada em parte bastante considerável da região norte da província, cujos efeitos foram minimizados através de aquisição e alocação de sementes dentre várias acções levadas à cabo pelo Conselho Executivo Provincial.

No contexto social, destaca-se o crescimento da rede de cobertura de abastecimento de água rural, que se situa actualmente numa taxa de 64,10%, contra 61,95% de 2021.

No mesmo período em análise registou-se a abertura de 5 escolas primárias e elevação de 4 secundárias, beneficiando um cumulativo de 1260 alunos.

Os números acima foram partilhados na manhã de hoje pela Governadora da Província de Gaza durante a apresentação do Balanço das Actividades realizadas ao longo do semestre findo, na IX Sessão da Assembleia Provincial, onde revelou que não obstante os desafios, os indicadores económicos e sociais reforçam a convicção de que até ao final do ano a situação irá apresentar considerável melhoria.

Para a materialização do desejo acima exposto, a dirigente manifestou interesse em continuar contando com os esforços dos dignos Membros da Assembleia Provincial na mobilização da população e parceiros para o aumento da produção e da produtividade.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza