Festival Internacional da Poesia em sua 6ª edição



De 25 a 30 de Julho de 2022, Xai-Xai é a capital internacional da poesia. 

Está em curso a 6ª edição do Festival Internacional da Poesia organizado pelo grupo cultural Xitende em parceria com o Conselho Municipal da cidade de Xai-Xai.

Exposição de livro, arte e artesanato, lançamento de livros, debate e troca de experiência com artistas nacionais e de fora de portas, é um pouco do que se pode usufruir neste que é o maior evento literário da província de Gaza.

Fazem parte do evento escritores de Moçambique, África do Sul, Angola, Cuba, Bolívia e Brasil. Um misto de possibilidades para os amantes das letras estabelecerem contacto próximos com romancistas, poetas, cronistas e cultores de outras modalidades literárias que se juntam anualmente em Xai-Xai desde 2016 para darem voz à letra e à rima através da poesia, da música e da conversa intercultural.

Emídio Xavier, Presidente do Conselho Municipal de Xai-Xai e apossado do espírito do pseudônimo “Dom Midó das Dores”, título que o acompanha nas lides da literatura, e fez do poema de Fernando Pessoa seu discurso de abertura "tudo o que digo e faço, fica sempre pela metade".

"Fica pela metade o que queremos fazer pela literatura porque sonhando e querendo, nosso desejo é bem maior que o que conseguimos colocar em prática. Pela metade, ou seja como for, o importante é que saibamos tirar o devido proveito desta oportunidade que é o Festival Internacional da Poesia", parafraseando Dom Midó das Dores.

Refira-se que o festival internacional da Poesia seguirá no Paços do Conselho Municipal até sábado, 30 de Julho.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Está controlada a situação da febre aftosa no país

Mambas enfrentam Camarões e Costa do Marfim na caminhada ao mundial