Festival Internacional da Poesia em sua 6ª edição



De 25 a 30 de Julho de 2022, Xai-Xai é a capital internacional da poesia. 

Está em curso a 6ª edição do Festival Internacional da Poesia organizado pelo grupo cultural Xitende em parceria com o Conselho Municipal da cidade de Xai-Xai.

Exposição de livro, arte e artesanato, lançamento de livros, debate e troca de experiência com artistas nacionais e de fora de portas, é um pouco do que se pode usufruir neste que é o maior evento literário da província de Gaza.

Fazem parte do evento escritores de Moçambique, África do Sul, Angola, Cuba, Bolívia e Brasil. Um misto de possibilidades para os amantes das letras estabelecerem contacto próximos com romancistas, poetas, cronistas e cultores de outras modalidades literárias que se juntam anualmente em Xai-Xai desde 2016 para darem voz à letra e à rima através da poesia, da música e da conversa intercultural.

Emídio Xavier, Presidente do Conselho Municipal de Xai-Xai e apossado do espírito do pseudônimo “Dom Midó das Dores”, título que o acompanha nas lides da literatura, e fez do poema de Fernando Pessoa seu discurso de abertura "tudo o que digo e faço, fica sempre pela metade".

"Fica pela metade o que queremos fazer pela literatura porque sonhando e querendo, nosso desejo é bem maior que o que conseguimos colocar em prática. Pela metade, ou seja como for, o importante é que saibamos tirar o devido proveito desta oportunidade que é o Festival Internacional da Poesia", parafraseando Dom Midó das Dores.

Refira-se que o festival internacional da Poesia seguirá no Paços do Conselho Municipal até sábado, 30 de Julho.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza