```Sistema de Rega e Drenagem no Regadio do Baixo Limpopo, vai beneficiar de Reabilitação```




Devido aos eventos naturais (chuvas e tempestades forte), que afectaram a Província de Gaza, vários campos de produção, na Zona Baixa dos Distritos de Xai-Xai e Chongoene ficaram inundados, pelo que, grosso número de produtores, perderam sua produção. Esta situação verifica-se até hoje. 

Para dar resposta ao problema, o Governo moçambicano, através do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e seu parceiro Banco de Desenvolvimento Africano - BAD, vai reabilitar o Sistema de Rega e Drenagem no Regadio do Baixo Limpopo. 

Esta actividade, inclui também, a construção de alguns blocos de produção ao longo do sistema, aquisição de novas electrobombas de rega e drenagem e melhoramento de algumas vias de acesso.

Na manhã de quarta-feira (22), nas instalações do Regadio do Baixo Limpopo, E.P., foi assinado o Auto de Consignação das Obras de Reabilitação das infraestruturas acima referenciadas, pelo Presidente do Conselho de Administração do RBL, Armando Ussivane, e representantes da empresa Chinesa CR20, que será responsável pela implementação do projecto.

Este acto solene foi testemunhado pelos Administradores dos Distritos de Chongoene e de Xai-Xai, Artur Manuel Macamo e Carlos Buchili, respectivamente.

Os representantes dos produtores presentes na cerimónia, saudaram os esforços do Governo, na busca de soluções para os problemas que afectam este grupo. 

Os produtores olham para este projecto, como elemento fundamental para a dinamização da agricultura nos dois Distritos, rumo à fome zero. 


Intervindo na ocasião, o Administrador do Distrito de Xai-Xai, referiu que a implementação deste projecto vai minimizar as perdas de produção dos agricultores locais que praticam agricultura ao longo do regadio. 

Na mesma senda, Buchili recomendou ao empreiteiro da obra, a necessidade de envolvimento das Estruturas e de produtores locais, detentores do historial desta zona de produção. 

Por sua vez, o Administrador do Distrito de Chongoene, disse que a implementação deste projecto veio no momento certo, pois havia uma tendência de intenção dos choros dos produtores.

“Esperamos uma presença permanente do RBL, bem como dos produtores em casa casa agrária, durante a implementação das obras". Disse Artur Macamo.

Disse ainda que se deve conjugar os conhecimentos local e técnico, durante a execução das obras.

Terminada a reabilitação, o Administrador de Chongoene apela aos produtores para o cumprimento de suas obrigações, através do pagamento da taxa de água, o que irá permitir a manutenção rotineira das infraestruturas em alusão, tornando-os mais sustentáveis.  

Com esta iniciativa, espera-se melhorar a segurança para a prática da agricultura, garantindo assim a segurança alimentar às famílias da região. 

A execução das obras irá durar 8 meses. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene