Margarida Chongo homenageia libertadores da pátria alusivo aos 47 anos da independência nacional



Passam hoje 47 anos após a proclamação da independência nacional, acontecida no mítico estádio da Machava na província de Maputo, momento que pela voz do primeiro presidente da República de Moçambique, Samora Moisés Machel, marcou o fim do despotismo português na extensão territorial e concedeu aos legítimos donos da pátria a oportunidade de marchar pelos próprios pés rumo ao progresso.

As celebrações provinciais em Gaza decorreram na capital, Xai-Xai, tendo observado dois distintos momentos, nomeadamente um da deposição de coroa de flores e outro reservado a condecorações a combatentes de luta de libertação nacional.

No evento orientado pelo Secretário de Estado Amosse Júlio Macamo, a chefe do Conselho Executivo Provincial marcou presença e na intervenção destacou a bravura e espírito de heroicidade dos homens e mulheres que comprometidos com a nação deram tudo de si tendo em vista o alcance de um dos bens mais preciosos na história da humanidade, a liberdade.

Margarida Chongo vincou que graças aos "jovens de ontem" o regime fascista português reconheceu a derrota e viu-se obrigado a consentir a independência assinando o acordo a 7 de setembro na capital Zambiana de Lusaka, facto que desafia os "jovens de hoje" a desenvolverem iniciativas que visam eternizar a proeza dos heróis.

"Queremos instar a juventude para que cultive o hábito de desenvolver conversas com os combatentes, para que possa registar as experiências daquilo que foi a luta de libertação do país. Na perspectiva actual, essas experiências podem ser válidas nas várias batalhas pelo nosso desenvolvimento" sentenciou a dirigente, lembrando sobre a necessidade de se valorizar o esforço e sangue derramado pelos heróis, através da participação activa no aumento da produção e produtividade.

Acrescente-se que no momento das condecorações, foram distinguidos 5 combatentes de luta de libertação nacional, 3 dos quais a título póstumo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza