Governo de Gaza apela ao engajamento de todo para a valorização e congestão do ecossistema marinho




Este pronunciamento fê-lo durante o discurso  na Praia de Xai-Xai, por ocasião da celebração do dia Internacional dos Oceanos, 8 de Junho, comemorado sob lema: 0 Revitalização: Acção colectiva pelos Oceanos.

Na ocasião, disse que a celebração da data visava elevar o perfil dos oceanos após a aprovação dos objetivos do desenvolvimento sustentável, que inclui um específico  sobre a conservação  e utilização  sustentável  dos mares e oceanos, que é objectivo do desenvolvimento sustentável. Ainda, o dia  tem  sido um momento ímpar para repensar na saúde  do oceano diante da crescente consciência do seu papel para a humanidade e perante os problemas que o afetam, desde as causas naturais como as mudanças climáticas.

Mapswanganhe disse que a produção global registrada em 2021 foi de 18.618 ton de pescado diverso  de um plano de 17.143 ton, uma realização em mais de 50% e um crescimento de 13% quando comparados com igual período de 2020. Desta produção, 3.245 ton resultaram de espécies provenientes do ambiente marinho, o que representava um contributo em cerca de 17%. 

Por outro lado, chamou atenção aos presentes a volta  de problemas  que enfermam os oceanos,  desde o aumento  da temperatura  das águas  dos oceanos,  branqueamento  dos corais e perda da biodiversidade. Apontou a peaca ilegal  w sobre exploraçãode recursos pesqueiros,  poluição do mei marinho por plásticos  e poluentes  que advem de várias  actividades  como a extração de hidrocarbonetos,  transporte marítimo, sendo problemas que comprometiam a capacidade de aceanos desempenhar o seu papel principal  de  fornecedor de alimentos  particularmente a comunidades costeiras e fonte de sustenho a milhões  de pessoas no mundo.

Caetano Valente, representante  da Associação dos Pescadores da Cidade de Xai-Xai (APEX), na sua intervenção pela ocasião disse que a agremiação se compromete em cumprir rigorosamente  a lei vigente sobre os oceanos no território nacional  e em especial  a Província de Gaza, a não  utilização indevida dos oceanos. Ainda lançou alguns desafios  que passam pela adopção de uma taxa a ser paga pelos banhistas em caso de violação  das normas, cujo valor deveria ser convertido para aquisição de depositários de lixo, programação de jornadas de limpeza que inclui os operadores turísticos, a construção de um mercado melhorado para a venda do pescado na Praia de Xai-Xai em prol de higiene e saúde aos consumidores,  bem como a redução  do valor cobrado para as pequenas embarcações que se fazem ao mar com turistas porque no seu  entender o valor cobrado é de embarcações grandes sedeados em portos de embarque e desembarque. Com condições  de cabotagem. 

Noutro desenvolvimento, Emi Gisela Fache,  Secretária  Permanente do Distrito de Xai-Xai,  em representação do Carlos Buchili,  Administrador do Distrito de Xai-Xai  saudou  a indicação de Xai-Xai para acolher a cerimónia  para reflexão  sobre os oceanos cujo impacto reside na preservação do oceano e garantir uma gestão responsável destes e da manutenção da vida no planeta.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene