Margarida Chongo visita feira de exposição na penitenciária de Mabalane




A Penitenciária Regional de Mabalane foi no contexto da visita à governação aberta e inclusiva, um dos pontos escalados explorados pela Governadora da Província de Gaza. Margarida Chongo manteve contacto com reclusos e funcionários daquele estabelecimento prisional e foi na ocasião socializada sobre os programas de reintegração social existentes naquela instituição.

Para além do desenvolvimento de actividades agrárias, por sinal um dos seus pontos mais fortes e amplamente conhecidos, a penitenciária de Mabalane explora áreas de tecelagem e escultura, onde a chefe do executivo provincial teve a oportunidade de testemunhar o funcionamento do respectivo ateliê.

Os reclusos produzem cestos e vários outros materiais com recurso à palha e madeira locais, esta última matéria prima usada na produção de esculturas.

Ainda no enquadramento da reinserção social, está em marcha naquele centro prisional um processo de assistência educacional que neste momento abrange um total de 65 reclusos, submetidos à alfabetização, que perfazem duas turmas.

No contacto mantido com este grupo, a Governadora da Província de Gaza teceu sobre as vantagens do bom comportamento durante a permanência no estabelecimento e destacou a redução da pena ou passagem ao regime semi aberto como factores de motivação, terminando por referir que a postura exemplar deve prevalecer mesmo depois da soltura.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene