Revisão da proposta de lei sobre os tribunais comunitários




Decorre na cidade de Xai-Xai desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira o seminário de auscultação pública da proposta de revisão da lei dos tribunais comunitários.


Trata-se da apresentação da anteproposta de lei orgânica e colecta de subsídios dos diversos extratos sociais com o intuito de adequar o previsto no número 4/92 de 6 de maio à realidade actual.


A cerimónia de abertura contou com a presença de Margarida Sebastião Mapandzene Chongo que na qualidade de Governadora da Província de Gaza defendeu a necessidade de promover de forma mais eficaz o acesso à justiça no seio das comunidades, através do rompimento de formalidades e de barreiras de âmbito financeiro e logístico.


A governante sugere ainda que neste encontro seja reflectido o perfil do juiz em causa e do respectivo mandato, acreditando serem elementos pontuais para uma justiça comunitária revestida de integridade.


_"É nossa contribuição ver debatidos em sede dessa auscultação a idoneidade do juiz, onde para além de ter de possuir no mínimo a décima classe do sistema nacional de educação, deve obedecer a um código de conduta que irá garantir maior fiabilidade na sua actuação e consequentemente consolidar a confiança do órgão por parte da nossa população."_ Considerou a dirigente.


Os tribunais comunitários surgiram no contexto da ampliação dos mecanismos da administração da justiça e têm como finalidade a prevenção e resolução de conflitos com base em preceitos restaurativos, salvaguardando as tradições, hábitos e práticas culturais que contribuam para a consolidação da unidade nacional.


Na sua natureza, dirimir pequenos conflitos de natureza cível emergentes e delitos de pequena gravidade, os quais não prevêem penas privativas de liberdade.


Fruto de parceria com a UNICEF, o evento foi organizado pelo Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, que esteve representando pela Directora Nacional da Administração da Justiça Aissa Aiuba Dabo e contou com a orientação do Secretário do Estado em Gaza, Amosse Júlio Macamo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza