Governadora de Gaza preocupada com o elevado número de casos da Tuberculose

 



O Hospital Rural de Chicumbane no distrito de Limpopo acolheu no dia 24 de Março, às cerimónias provinciais de celebração do dia mundial da tuberculose, infecção crônica responsável pela morte de mais de um milhão de pessoas no planeta.

Em Gaza, de forma particular, a doença provocou só no último ano um total de 181 mortes, de cerca de 6300 casos diagnosticados, facto que deixa a governadora bastante preocupada e por via disso formulou um apelo à toda população, segundo o qual qualquer sinal de febres acompanhada por tosse ou outro sintoma, deve ser de imediato sequenciado pelo rastreio junto de uma unidade hospitalar.

"A tuberculose é uma doença que tem cura, o tratamento é gratuito e a chance de morte por esta doença é menor quanto mais precoce for diagnosticada e tratada. Intensifiquemos as acções de controle, identificando e encaminhando todos os casos suspeitos, para que possam beneficiar de diagnóstico e tratamento." sustentou a governante.

Interagindo com pacientes daquela unidade hospitalar e com o público em geral, Margarida Chongo fez saber que a província de Gaza dispõe desde 2018 de 19 dispositivos Genexpert, concebidos para diagnóstico da tuberculose com base em tecnologias de ponta, um crescimento acompanhado pelo reforço da capacidade no que diz respeito à recursos humanos.

Para o presente ano, as celebrações subordinam-se ao lema:"Investir na Eliminação da Tuberculose é Salvar Vidas".


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene