Governação aberta e inclusiva-Gaza




Na continuidade da visita de dois dias efectuada ao distrito de Limpopo, a Governadora da Província de Gaza escalou campos de produção agrícola em Muzingane e Chicotane, localidades dos postos administrativos de Chicumbane e Chissano, respectivamente.

Na baixa de Muzingane, a dirigente visualizou uma área de cerca de 24 hectares  de cultivo de arroz, sob gestão de um operador que emprega 34 trabalhadores, dos quais 30 sazonais, produzindo um total de 6 toneladas por hectare.

Noutro campo, de 3.5 hectares, inteirou-se sobre a produção das culturas de tomate e pepino, cujos mercados de venda abrangem os distritos de Xai-Xai e Chibuto, numa cadeia que emprega 29 trabalhadores, 24 dos quais sazonais.

Em ambos os pontos, Margarida Chongo reconheceu o papel dos agricultores na redução da fome e da pobreza, enaltecendo ainda a actuação destes na ocupação da mão de obra nas zonas rurais, factor que contribui grandemente para o fortalecimento da segurança alimentar nos seios das famílias e no estabelecendo de condições para o crescimento do produto interno bruto.

Ainda assim, a governadora vincou que os níveis de produção podem ser incrementados:

"Os operadores agrícolas desta província detém condições favoráveis para o aprimoramento das técnicas produtivas, Limpopo não foge a regra, restando apenas o ajustamento dos métodos a esta nova realidade marcada pelas mudanças climáticas", considerou a dirigente.

Importa destacar que o distrito de Limpopo conta com mais de 8100 produtores, que actuam com grande predominância na produção de milho, arroz e hortícolas diversas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene