Gaza-Limpopo celebram memorando que permite a transferência de tecnologias



As províncias de Gaza e Limpopo reforçaram nos últimos dias (19 de Março), seus laços de cooperação e amizade, cuja origem remonta ao ano de 2006 aquando do primeiro contacto oficial entre as duas divisões administrativas, unidas não só pela similaridade histórica mas também pelo cruzamento dos idiomas maternos e pela existência de desafios comuns.

Nos últimos quatro dias foram registrados novos pergaminhos no referido vínculo, através da partilha de experiências entre uma delegação multi-sectorial da província moçambicana e outra do lado sul africano, decorrida principalmente na cidade agrária de Tzaneen em Limpopo.

Após uma maratona de três dias de exibição do potencial de cada um dos lados, seguiu-se em acto solene a chancela de mais um degrau assumido por estes, no distrito municipal de Mopani, ainda na província sul africana de Limpopo.

Duas cooperativas nomeadamente COPAE e FABCO, moçambicana e sul africana respectivamente, rubricaram um acordo que visa conferir privilégios mútuos nas trocas comerciais e na transferência de tecnologias, com grande enfoque para os sectores agrário e de processamento.

Com este passo, prevê - se uma cadeia produtiva reforçada, um ambiente de negócios mais apetecível e um desenvolvimento agro industrial mais acelerado, estabelecendo para as duas províncias largas vantagens, sobretudo através da exploração da zona económica especial de agronegócios situada ao longo do rio Limpopo em Gaza.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene