Pesca e Aquacultura com protagonismo cada vez maior “Fome zero”



A produção pesqueira na província de Gaza, de um plano de 1.246,74 Milhões de Meticais, alcançou no último ano cerca de 1.300,00 Milhões de Meticais, representando uma realização que transcende os níveis anteriormente tidos em projecção.

Segundo o Director Provincial de Agricultura e Pescas, Dalilo Abdul Latifo, foram no ano de 2021 capturadas cerca de 18.6 toneladas de pescado diverso, representando um crescimento de 13% em relação ao ano anterior.

O crescimento, acrescentou Latifo, deveu-se ao aumento das massas de água resultantes das quedas pluviométricas cujas tendências estiveram acima do normal, o que permitiu o aproveitamento de lagoas para o cultivo do peixe em regime de gaiolas, aliado à assistência técnica no maneio das unidades produtivas.

Os dados foram tornados públicos durante a visita efectuada terça-feira, 22 de Fevereiro do corrente ano, pela Governadora da Província de Gaza ao sector de agricultura e pescas, onde fez-se também saber que os distritos de Massingir, Bilene e Mandlakazi assumem o pódio da produção pesqueira, com cerca de 8.4; 2.5 e 1.9 toneladas, respectivamente.

Sob ponto de vista de receitas no contexto da indústria alimentar, destaca-se um crescimento acima de 62% alcançados pelo sector, elemento que merece felicitações por parte da Governadora da Província de Gaza.

Bastante satisfeita pelo desempenho do sector visitado, a dirigente enalteceu ainda a coordenação existente com as instituições afins, quer sejam de natureza pública ou privada, garantindo ser o caminho ideal para melhor atender aos interesses da população, no caso concreto a segurança alimentar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene