Margarida Chongo recomenda DPIC a imprimir mais dinâmica na cadeia produtiva do arroz



A Chefe do Conselho Executivo Provincial de Gaza, Margarida Sebastião Mapandzene Chongo, prossegue com a sua jornada de visitas aos diversos sectores componentes do órgão que dirige.

Desta vez, foi a Direcção Provincial de Indústria e Comércio-DPIC, que na manhã desta terça-feira(22),  recebeu a timoneira do CEP, acompanhada por uma comitiva composta por, dentre outros, directores provinciais da agricultura e pescas e, da juventude, emprego e desportos, Dalilo Latifo e Lurdes Machava, respectivamente.

No seguimento do programa, a Governadora da Província de Gaza escalou as instituições públicas que funcionam em coordenação com a direcção provincial visitada, nomeadamente o Instituto de Cereais de Moçambique (ICM), o Balcão de Atendimento Único (BAÚ) e o Instituto Nacional de Actividades Económicas (INAE).

Neste sector, durante a apresentação do respectivo informe, precedido por Lúcia Matimele na qualidade de directora, as indústrias transformadora e alimentar ganharam particular destaque, por terem apresentado, relativamente ao desempenho de 2020, uma progressão de 85% e 62%, respectivamente.

O processamento do arroz teve uma influência bastante forte na esfera alimentar, com cerca de 18.8 mil toneladas em 2021, superando os cerca de 6.8 mil toneladas de 2020 em mais de 100%, resultante do incremento da produção da cultura, sobretudo pela empresa Wanbao.

Apesar de satisfeita com o desempenho do sector, a Governadora da Província de Gaza reconheceu que existe ainda muito por ser feito, particularmente na cadeia de produção do arroz, argumentando haver necessidade premente de fortalecer todas etapas, desde o cultivo à comercialização, cabendo à todos os intervenientes imprimir mais dinâmica para o sucesso cada vez mais acentuado.

Terminando por referir que o melhor arroz de Moçambique reside em Gaza.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene