Governo de Gaza em ciclo de visita a direcções provinciais



Margarida Sebastião Mapandzene Chongo, Governadora da Província de Gaza, iniciou na manhã desta segunda-feira, 14 de Fevereiro, uma jornada de visita às direcções provinciais integrantes do Conselho Executivo Provincial, no quadro da medição do pulsar sob ponto de vista de organização e funcionamento.

Nesta ordem, a dirigente escalou a Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações e interagiu em sessão extraordinária com funcionários, esta que contou com a presença de representantes de diversas instituições cujas actividades estão directamente vinculadas ao sector visitado, nomeadamente o INATRO, Administração Marítima, TMCEL, VODACOM, MOVITEL ASTROGAZA, Instituto Nacional de Meteorologia e Caminhos de Ferro de Moçambique.

Na ocasião, a dirigente acompanhou a apresentação do relatório de actividades do sector, este que numa análise global, destaca o crescimento de cerca de 16% registado em 2021, sob ponto de vista de produção, comparando com 2020.

O crescimento, de acordo com o Director Provincial dos Transportes e Comunicações Almeida Guelume, deveu-se, mormente, à intensificação da fiscalização rodoviária, abertura de novas rotas na zona norte da província e ao maior uso das tecnologias, este último estritamente ligado ao cumprimento do decreto presidencial no âmbito da prevenção contra o SARS-CoV-2.

Apesar da manifesta satisfação da Governadora em relação à prestação do sector, nem tudo configura um mar de rosas, pois enfrenta várias dificuldades, com realce para exiguidade de recursos humanos e de meios de circulação, aliada ao velho e conhecido problema de falta de instalações condignas para o seu pleno funcionamento.

Tais constrangimentos mereceram atenção da dirigente, que defendeu que o processo de mobilidade de quadros deve ser antecedido por uma profunda análise no que diz respeito aos interesses da instituição, sob risco de comprometer a gestão dos recursos humanos, esta que conta com um efectivo de 76 funcionários, dos quais 28 mulheres.

Sobre o dilema de meios de circulação e instalações de funcionamento, Margarida Chongo referiu que este é um dos grandes desafios do Conselho Executivo Provincial de forma geral, tendo deixado o apelo segundo o qual as instituições devem continuar na reinvenção, pois a população, independentemente das dificuldades existentes, deve ver aprimoradas cada vez mais as condições de vida.

Na mesma agenda de trabalho, Margarida Chongo visitou a Escola de Condução Xai-Xai, a empresa de telecomunicações TMCEL, as instalações da ASTROGAZA e da empresa ADAMS, os escritórios Vulindlela, o Centro de Inspecção de Viaturas de Chongoene e o Posto Meteorológico da UNISAVE.

Já na fase final da visita, Margarida Chongo revelou estar bastante satisfeita com os níveis apresentados pela direcção provincial, terminando por enaltecer a boa relação desta com as instituições "extra CEP", cujas actividades são afins.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza