Governo de Gaza em ciclo de visita a direcções provinciais



Margarida Sebastião Mapandzene Chongo, Governadora da Província de Gaza, iniciou na manhã desta segunda-feira, 14 de Fevereiro, uma jornada de visita às direcções provinciais integrantes do Conselho Executivo Provincial, no quadro da medição do pulsar sob ponto de vista de organização e funcionamento.

Nesta ordem, a dirigente escalou a Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações e interagiu em sessão extraordinária com funcionários, esta que contou com a presença de representantes de diversas instituições cujas actividades estão directamente vinculadas ao sector visitado, nomeadamente o INATRO, Administração Marítima, TMCEL, VODACOM, MOVITEL ASTROGAZA, Instituto Nacional de Meteorologia e Caminhos de Ferro de Moçambique.

Na ocasião, a dirigente acompanhou a apresentação do relatório de actividades do sector, este que numa análise global, destaca o crescimento de cerca de 16% registado em 2021, sob ponto de vista de produção, comparando com 2020.

O crescimento, de acordo com o Director Provincial dos Transportes e Comunicações Almeida Guelume, deveu-se, mormente, à intensificação da fiscalização rodoviária, abertura de novas rotas na zona norte da província e ao maior uso das tecnologias, este último estritamente ligado ao cumprimento do decreto presidencial no âmbito da prevenção contra o SARS-CoV-2.

Apesar da manifesta satisfação da Governadora em relação à prestação do sector, nem tudo configura um mar de rosas, pois enfrenta várias dificuldades, com realce para exiguidade de recursos humanos e de meios de circulação, aliada ao velho e conhecido problema de falta de instalações condignas para o seu pleno funcionamento.

Tais constrangimentos mereceram atenção da dirigente, que defendeu que o processo de mobilidade de quadros deve ser antecedido por uma profunda análise no que diz respeito aos interesses da instituição, sob risco de comprometer a gestão dos recursos humanos, esta que conta com um efectivo de 76 funcionários, dos quais 28 mulheres.

Sobre o dilema de meios de circulação e instalações de funcionamento, Margarida Chongo referiu que este é um dos grandes desafios do Conselho Executivo Provincial de forma geral, tendo deixado o apelo segundo o qual as instituições devem continuar na reinvenção, pois a população, independentemente das dificuldades existentes, deve ver aprimoradas cada vez mais as condições de vida.

Na mesma agenda de trabalho, Margarida Chongo visitou a Escola de Condução Xai-Xai, a empresa de telecomunicações TMCEL, as instalações da ASTROGAZA e da empresa ADAMS, os escritórios Vulindlela, o Centro de Inspecção de Viaturas de Chongoene e o Posto Meteorológico da UNISAVE.

Já na fase final da visita, Margarida Chongo revelou estar bastante satisfeita com os níveis apresentados pela direcção provincial, terminando por enaltecer a boa relação desta com as instituições "extra CEP", cujas actividades são afins.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene