Carlos Buchili encoraja as direções de escolas para o cumprimento rigoroso das medidas de prevenção a Covid-19

 


Com o objectivo de acompanhar o arranque do início de aulas do ano lectivo 2022 e se inteirar do nível de implementação e cumprimento do protocolo sanitário face a Covid-19, o Administrador do distrito visitou todas as escolas da ZIP da Praia e duas de  Patrice Lumumba, nomeadamente, Escola Primaria 1 e 2  Praia, Macanwine, Macambacuine, Samora Machel,  07 de Outubro e Escola Secundária Sebastião Marcos Mabote).

Durante a visita constatou que todas as escolas estão  em processo de leccionação  de aulas, bem como o cumprimento do protocolo sanitário, pese embora noutras escolas há necessidade de  melhorar as condições   de limpeza do pátio e sanitários. Face a esta preocupação, o Governante orientou as direções de escolas, membros dos Conselhos de escolas  e/ou com ajuda de parcerias ao nível da comunidade a conjugação de esforços  na conservação  de infraestruturas  escolares. Ainda, as escolas com problemas de erosão  devem usar o material local para estabilizar o solo à volta dos blocos de salas de aula com recurso a sacos de areia e plantio de relva.

Na interação com os alunos, o titular do distrito, exortou-os para o uso correcto  de máscaras  na escola  e no trajecto casa- escola e vice-versa, bem como pedir aos encarregados de educação para lhes disponibilizar um  dispensador do álcool ou gel para levarem  sempre que sair de casa bem como  continuar a cumprir com o protocolo sanitário para a Covid-19 por forma que  a escola não  torne local de propagação  do coronavírus  Aos professores lhes coube a responsabilidade controlar as crianças na escola e recordar aos alunos em cada aula sobre a necessidade  de cumprir com as medidas de prevenção a Covid-19.

Por outro lado exortou aos alunos de classes com exame no sentido de se abster da busca de informações  falsas à volta dos exames finais para não serem enganados e consequente baixo aproveitamento como incorrer a expulsão em escolas públicas por causa de fraude académica.

Ainda, o Governante desafiou a todas direcções de escolas e conselhos de escolas para cumprirem as suas obrigações com responsabilidade porque no final do presente ano serão  premiados os melhores directores e presidentes dos CE, tendo os convidados a participar do referido concurso.

Também referir que ao longo deste ano, em todas as escolas primárias do Distrito  serão  construídos  os pontos de lavagem das mãos através de um concurso lançado  pelo Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano.

A visita noutras ZIPs será  continuada nos próximos dias com o mesmo propósito, aferir início de aulas e a implantação  do protocolo sanitário  face à prevenção da Covid-19.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene