Carlos Buchili efectua visita de trabalho em Xai-Xai

 


O Administrador  Distrital em Xai-Xai,  Carlos Buchili, efectuou  na manhã de quarta-feira, dia 19, visitas de trabalho em  Escolas Primárias e unidade sanitária em Xai-Xai.

Na ocasião, o Governante Distrital procedeu à entrega do Laptop a um  jovem que em Novembro do pretérito ano participou na 7ª Edição de um concurso nacional denominado jovem criativo, tendo ganhado o computador HP como prémio.

Ainda no mesmo dia, o líder do  Distrito visitou as obras em curso, na unidade territorial, designadamente, o muro da TVM,  as 3 salas de aula na EP1 e 2 Mateus Sansão Mutemba, as 12 salas de aula na Unidade 5 de Patrice Lumumba ( onde funcionará a escola secundária), as 3 salas de aula na EP1 de Mahielene e a obra de construção de uma residência tipo 2 para os funcionários do Centro de Saúde de Chilaulene. 

Refira-se que na TVM, o Governante Distrital deixou o apelo ao SDPI para produzir um documento sobre o ponto de situação da obra, dirigido às Finanças, a solicitar o desembolso do valor que falta para a conclusão do muro em apreço. 

Na Escola Primária 1 e 2 Mateus Sansão Mutemba e na Escola Primária 1 de Mahielene,  Administrador desafiou os Directores destas escolas a primarem pela jardinagem e arborização dos terrenos em que estão implantadas as instituições de ensino, assim como instou os dois Directores a vedarem os recintos escolares por meio de estacas locais. 

Na Unidade 5 de Patrice Lumumba, Carlos Buchili ficou a saber que o valor do contrato para a  construção das 12 salas de aula é de 22.889.442,62. Aqui, interagindo com o encarregado da obra, reiterou que o Governo seria rigoroso em relação às imperfeições que eventualmente venham a ser notadas na obra, assim como se referiu à necessidade de serem evitados valores aditivos para o término da obra em pauta. Em todas as escolas exortou os Directores para a observância do protocolo sanitário, visando conter a contaminação massiva de alunos pela COVID-19.

No Centro de Saúde de Chilaulene, para além da visita a obra em construção,  interagiu e auscultou as preocupações dos funcionários, de entre as quais, a fulcral, reside na necessidade de reabilitação da mesma unidade sanitária. Por sua vez, Buchili assumiu que o Governo redobra esforços no sentido de melhorar as condições de trabalho dos funcionários desta unidade sanitária.

Relativamente à necessidade de carteiras na Escola Primária 1 de Mahielene, o Director Biza comprometeu-se a interagir com a Direcção Provincial, assim como com o Director da Escola Secundária Joaquim Chissano para ver se poderão socorrer a Escola Primária 1 de Mahielene que nem sequer uma carteira para os alunos têm.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene