Província de Gaza reforça autossuficiência na produção de hortícolas



Em reconhecimento ao papel preponderante do sector agrário para a economia nacional, aliado ao objectivo de mobilizar todos os intervenientes para um engajamento cada vez mais sólido no âmbito da luta pela segurança alimentar, decorreu hoje no distrito de Mabalane a cerimónia provincial de lançamento da campanha agrária, época 2021-2022.

A cerimónia foi dirigida pela Governadora da Província de Gaza, sexta-feira, 13 de Novembro, que no posto sede do distrito procedeu ao lançamento da primeira semente de milho, momento que simbolizava o início da sementeira em Gaza.

Margarida Sebastião Mapandzene interagiu posteriormente com Félix Chongo, um Pequeno Agricultor Comercial Emergente (PACE) da região, este que fez saber que na última campanha amealhou mais de 100 toneladas de hortícolas diversas, num projecto que emprega mais de 25 trabalhadores, dentre permanentes e sazonais.

Dirigindo-se à população, no ponto mais alto do evento, a governante esclareceu que a província têm marcado passos bastante satisfatórios no que diz respeito à autosuficiência no domínio da produção de milho e hortícolas diversas, sendo que na última campanha registou um crescimento de 1.2%, quando comparada com a anterior.

Na componente da produção pecuária, Margarida Sebastião Mapandzene referiu que houve um crescimento de 2,1% bovinos, 7,1% pequenos ruminantes, 11,4% suínos e 8,2% frangos. 

Já em relação à extensão agrária, destacou que o sector recrutou mais 191 extensionistas, passando deste modo a contar com 349, facto que permitiu o crescimento do número de famílias assistidas, de 68.437 em 2020 para 80.184 em 2021.

Porém, realçou a Governadora, que a última campanha esteve condicionada pela ocorrência de pragas e doenças, nomeadamente a lagarta do funil do milho e a tuta absoluta no tomate, e ainda pela ocorrência de inundações, estas que afectaram a produção em cerca de 60.400 hectares. 

Por isso, para o sucesso da presente campanha agrária, foram exortados os produtores a adoptarem práticas agrícolas sustentáveis e adequadas às condições do solo e do clima, bem como para a preservação dos recursos naturais (terra e água) e ao combate possante às queimadas descontroladas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene